Ui, que é feito das nossas vendas?
Onde foi parar o outro dígito?
Os indicadores de gestão estão a ficar no vermelho?
Esta é a realidade que assola muitas empresas, que observam as suas lojas vazias ou cheias de gente que não compra. Lojas ótimas que agora dependem de um dia para fazer os números, em que fazer sol ou fazer chuva ao fim de semana faz toda a diferença e em que, sobretudo em negócios dependentes da estação, o stock não para de acumular.
Ultimamente, quando reunimos com o mercado do Retalho, é muito comum ouvirmos desabafos como “antigamente ainda dava de umas lojas para as outras”, “andam todos desmotivados, as comissões são mínimas e nunca o fixo deles se revelou tão alto”, “cada fecho do mês é um desespero, com tanta coisa para pagar” ou “as pessoas não têm dinheiro, só gastam no que é necessário”.
E estaremos a fazer tudo o que podemos fazer?
Motivação ON
Na Ideias & Desafios temos uma missão SOS para a motivação da sua equipa, mas comecemos pelo princípio…
Eles andam desmotivados porquê?
Têm trabalho, imensas oportunidades… como seria então se estivessem no desemprego?! Não será suficiente para se automotivarem?
Onde foi parar a paixão, a garra, o dinamismo de outros tempos?
Será que o erro está em nós, será que também estamos desmotivados? Será que não damos o exemplo suficiente?
Será que ainda não lhes dissemos que os tempos são de motivação intrínseca? Será que não os pressionamos o suficiente?
É impressionante irmos nas ruas de maior comércio ou nas grandes superfícies comerciais e vermos os funcionários todos à porta, às vezes juntam-se com os da loja do lado… E quando entramos e estão ao telemóvel, quase que nos sentimos impelidos a pedir desculpa por termos entrado e interrompido…
Não tínhamos clientes a menos ou ainda podemos dispensar algum?
Competências de Excelência
As competências para o Atendimento e as Técnicas de Venda são absolutamente fundamentais.
Qual é a importância da empatia em todo o processo? Como evitar clientes indiferentes? Como exceder expetativas? Como lidar com as emoções na venda e aprender a escutar? Como cruzar vendas? Que perguntas fazer para despoletar mais necessidades?
Vender é uma arte, ou não concorda?
E, mais do que nunca, é preciso alinhar a Equipa com os objetivos e garantir que ela está dotada de ferramentas de exceção para os cumprir…
O tempo que agora sobra, e que dantes não existia, obriga-nos a prepararmo-nos melhor, a planear, a operacionalizar outras dinâmicas, a trabalhar melhor as bases de dados, a lançar ações e campanhas diferenciadoras, a sermos nós a ir ter com os nossos clientes criando-lhes a necessidades de virem ter connosco!
Eu vendo, tu vendes, ele vende…
É verdade que tudo vende, mas é muito mais verdade que vender cabe a todos, até à menina da receção que atende os telefones, sim, essa que estraga tudo quando atende o telefone com aquele “TOU” profundo!
A nossa equipa de Vendas é muito maior do que o grupo de Vendedores. Se cada elemento da empresa escrever na camisola (e no subconsciente!) EU VENDO, então o brio profissional e a cultura de serviço ao cliente dão um salto brutal.
E convém não descurar a melhor das manobras de marketing: é que os nossos clientes também vendem… e a custo zero! São justamente os clientes encantados que nos referenciam, que falam de nós aos amigos, à mãe e à sogra, aos colegas, com um megafone se preciso for… Como é que não encantar ainda é uma possibilidade?
Já sabemos o que dá ficar à espera, o que nos impede de fazer diferente?!
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.