Se sim, é porque a INFLAÇÃO levou a sua avante. Se não, é porque quer desafiar a INFLAÇÃO!
Mas o que leva certas pessoas a combater e a erguer a cabeça e outras a cruzar os braços e a evitar qualquer atividade com medo de ficarem pior do que estão?
Desta vez não vamos falar da Inflação, mas sim de como podemos virar os números, desenhar o nosso destino e fazer a nossa própria sorte!
De INFLAÇÃO passamos a Criatividade, Responsabilização, Inovação, Sistematização e Entusiasmo
Criatividade
É em alturas como estas que o poder criativo das empresas se torna uma das maiores mais valias. A aposta vai para a criatividade em termos de mensagem, de abordagem comercial, entre outras. Alguns exemplos?
- Recorrer ao marketing de guerrilha, em que o investimento é bastante inferior, e apostar em canais de divulgação menos utilizados;
- Desenhar um processo comercial mais eficaz e recorrer a outros colaboradores para aumentar o número de comerciais “na rua”. A equipa da assistência técnica poderá ser de uma enorme ajuda para procurar novas oportunidades em clientes existentes e a equipa do apoio a clientes ajuda na retenção de clientes, com ações telefónicas ou maillings.
Responsabilização
Muitas empresas comunicam às suas equipas o estado real do negócio, mas sempre pela negativa. Falta, por vezes, incutir a motivação e a esperança de que todos juntos podem mudar a situação. Responsabilizar cada colaborador pelo impacto positivo que pode trazer à empresa contribuirá para um trabalho mais responsável de cada um.
Inovação
Em tempos conturbados, muitas empresas relegam para segundo plano a inovação. Esquecem-se, no entanto, que a inovação não tem de ser dispendiosa e pode estar a uma curta distância.
Passa por maneiras diferentes de se fazer algo – desde inovar em termos de conceitos até inovar em termos de abordagem. Já pensou em patrocinar idas a congressos em vez de apostar em comprar espaço de stand? Já pensou em reunir com os clientes via videoconferência? Já criou um banco de ideias na sua empresa, em que todos participam com pequenas dicas que podem contribuir para o crescimento da empresa?
Sistematização
É uma altura ideal para apostar na sistematização dos processos. A parte dos procedimentos, muitas vezes considerada importante, mas não urgente, assume outro carácter quando estamos com equipas mais reduzidas e mais “aflitas”. Crie um grupo de trabalho e comecem devagar. O problema é tentar sistematizar tudo ao mesmo tempo. Escolha as áreas mais críticas da empresa e comece por aí!
Entusiasmo
Quando o responsável está entusiasmado, imprime novo entusiasmo à equipa! É a força motriz para que o trabalho tenha outro ritmo, outra adesão e exista cumplicidade entre todas as pessoas da equipa!
Dê a volta à INFLAÇÃO!
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.