Funciona? Tem a certeza? Se tem, só pode ter acontecido uma coisa, já testou!
Se também não tem muita certeza, só lhe podemos dar um conselho, testar.
Quando falamos normalmente em testar, a grande maioria das pessoas pode pensar em experimentar ações ou estratégias de marketing. Mas em todas as empresas a atividade de MEDIÇÃO vai para além do sucesso no marketing.
As dúvidas surgem então com a necessidade ou não da medição, ou com o facto de ser difícil testar certas coisas. Ou não?
Testar colaboradores?
Se existe um período de experiência, porque não é utilizado para esse fim? O problema é que em alguns casos os “caloiros” não têm um plano de formação que envolva um acompanhamento intensivo, uma experiência de terreno, uma formação intensiva na função e a interação com os outros colegas.
Não nos podemos esquecer de que recrutar a Dream Team é, sem dúvida, um desafio imenso, e que muitas vezes nos enganamos. Estamos a falar de pessoas, não de produtos. Além disso, temos ainda de ver que algumas vezes a causa do “erro” é a falta de acompanhamento e formação na função, a falta de adequação à equipa e, obviamente, o facto de o candidato não ter sido verdadeiro durante todo o processo de recrutamento.
Procure seguir estes passos sempre que recrutar alguém, veja e confirme se segue os valores da sua empresa, se entende a visão e missão e avalie o modo como decorre a formação que está a providenciar para o tornar mais preparado para o futuro.
Testar marketing?
As empresas estão já habituadas a efetuar medições na área do marketing. Hoje em dia é indiscutível a necessidade de se testarem as ações em projetos-piloto antes do seu lançamento em larga escala. Para alguns casos é difícil adotar essa estratégia e então temos de procurar perceber que estratégia gerou mais leads, de onde vieram mais pedidos de propostas, dinamizar para perceber como poderemos gerar mais negócio de um modo mais eficaz.
Testar produtos?
Sem ser a “prova de saber planta”? Claro que sim, e essa é sempre válida! Há muitas hipóteses de medir o sucesso dos seus produtos ou serviços. Pode pedir a amigos para experimentarem e darem a sua opinião. Pode pedir a clientes já fiéis que façam projetos-piloto no sentido de avaliarem a eficácia ou ação de determinado produto e/ou serviço. Pode testar em pequena escala com o público em geral antes de lançar a 100%.
Testar Clientes?
Quando foi a última vez que fez um inquérito de satisfação aos seus clientes? Essa é uma excelente maneira de os testar, de saber porque lhe são fiéis, o que tem a sua empresa e a sua equipa de tal maneira único, que eles preferem não se afastar. Para além disso, é um manancial de informação útil para aplicar em novas técnicas de marketing, em novas estratégias e abordagens, em melhorias dos vários departamentos.
Se pensar que testando consegue afinar toda a sua abordagem ao mercado, compensa investir nesta área. Só assim poderá ter a certeza do que, de facto, funciona e é uma boa abordagem na sua empresa.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.