A respeito de talento…
Futebol, Surf, Ginástica Acrobática, Canoagem, Arborismo, Piscina, … eis algumas das actividades que fazem a delícia dos mais pequenos agora que as férias estão à porta.
Parece inacreditável como é que passamos o ano inteiro a arrastá-los para sair da cama quando o despertador toca e, findas as aulas, acordam antes do despertador com o entusiasmo de ir para os OTL (Ocupação de Tempos Livres).
É verdade que o Verão e o Sol predispõem de forma diferente, mas será só isso?! Muitos OTLs até decorrem na própria escola…
E na sua empresa, o que é que vai programar de diferente para este Verão?
Sangue novo a bordo?
Muitas vezes escutamos os nossos clientes comentar que esta nova geração é mais desligada, que faz o seu trabalho, que sai à hora certa e não se envolve 5%, mais que seja…
E nós, percebemo-los e envolvemo-los o suficiente?
Será da geração Y, a geração da Internet que nasceu depois da segunda metade dos anos 80? Ou será das gerações precedentes que proporcionam a forma de trabalhar… de sempre?
É fantástico quando nos damos conta de que as empresas com que lidamos diariamente estão a conseguir recrutar sangue novo, o que é fundamental para não comprometerem o seu futuro. São os mais novos que têm mais energia, mais criatividade, e estão mais aptos a inovar em projectos.
Temos é que lhes dar terreno para poderem avançar e fazer caminho, mas é importante perceberem o contexto todo, conhecerem os baby boomers (os que nasceram desde meados dos anos 40 até aos meados dos anos 60) e os X (nascidos entre meados da década de 60 até ao início dos anos 80).
Os baby boomers ocupam provavelmente a maior parte dos cargos de chefia, valorizam a fidelidade à empresa, já que o emprego é para a vida, não se deixam influenciar por outros e são firmes nas suas decisões. A geração X tem geralmente os pés assentes na Terra, prefere a estabilidade, por isso não gosta muito de arriscar, valoriza um plano de carreira e é apegada a títulos e cargos.
Quanto aos millennials, a geração Y nascida entre 1980 e 2000, tem ânsia de aprender, não gosta de hierarquias e adora trabalhar em equipa, é informal, busca inovação, é multitarefa, vive conectada e tem pressa em atingir altos cargos.
Será então fácil conciliar o enfoque no planeamento e experiência dos baby boomers, a objectividade e dedicação dos X e a acção em torno do conciliar a vida pessoal e profissional e a sede de inovação dos Y? Como tirar partido da maturidade dos X e do ímpeto dos Y?
Sempre houve e sempre haverá gap de gerações nas famílias e nas empresas… há que integrá-las e tirar o melhor partido de cada uma naquelas que são as suas competências pessoais (auto-conhecimento, auto-controlo e auto-motivação) e sociais (empatia e comunicação) na vertente profissional.
Dar a oportunidade aos mais novos de perceberem estas diferenças e de saber que a empresa as valoriza e integra é fundamental…
Momentos Happy Summer?
E se aproveitasse o período de Verão, que por vezes é mais calmo ou implica maior versatilidade de quem fica para o fazer?
E se todos pudessem sentir os desafios dos outros, perceber as suas tarefas e a sua realidade diária? O simples sentar numa secretária de outrem ou estar por alguns minutos no gabinete de alguém permitem-nos encetar a viagem…
O que nos impede de proporcionar esta aprendizagem?
Ou nunca disse à sua Equipa que todos deviam saber fazer um bocadinho de tudo, da recepção ao pós-venda, do marketing à visita a clientes, da produção à embalagem?
Se esta altura do ano é mais calma e pode ser mais rica em aprendizagens para todos, o que nos impede de proporcionar, sobretudo aos mais jovens, verdadeiros momentos de aprendizagem?
Pode até permitir que eles escolham o seu próprio OTL… Estruture as áreas pertinentes e declare abertas as inscrições!
Quem olha a rotina ou determinados processos de fora é geralmente mais pragmático, emocionalmente desprendido e, se calhar, uma mais-valia ao ser crítico a como estamos a fazer e ao que poderíamos simplificar ou ajustar.
Nem sempre as soluções vêm de fora, podem estar tão perto… Integre mais e deixe-se surpreender…
Ou não estava a precisar de um Teambuilding para a sua Equipa?!
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.