Bem, já se conhece a palavra há uns tempos. E tem ganho adeptos fervorosos! Aparentemente os sumos detox vieram para ficar. Englobando uma mistura de vegetais e frutas, permitem uma desintoxicação do organismo de forma a conseguirmos aproveitar o que de melhor nos dão esses sumos.
É algo bastante interessante. Precisamos de proteger o nosso corpo de algo fundamental para a sua sobrevivência. É que o oxigénio imprescindível à nossa vida tem também a capacidade de oxidar e dessa forma “estragar” um pouco as nossas células.
A moda dos sumos detox está para durar. Se algo com um bom sabor e fácil de ingerir nos pode ajudar, porque não experimentar? Só pode mesmo fazer bem e ainda serve para mantermos a linha!
Se calhar, aproveitamos esta altura de Verão para fazer uma desintoxicação a toda a empresa?
O que nos tira a vivacidade, a energia, o que nos impede de estar mais frescos e alerta? Como podemos depois deste tempo de maior descanso iniciar o resto do ano com maior optimismo e esperança?
Várias empresas começaram cedo este ano a alinhar no regime detox, outras só agora começam a enveredar por algo que não precisa de ser uma moda.
Mas o que temos de aproveitar para desintoxicar?
Falta de motivação
As férias servem sem dúvida para carregar as baterias. Conseguimos parar e deixar de pensar em trabalho, nem que seja por uns dias. Mas depois voltamos e sem querer rapidamente a energia que acumulámos perde-se.
Houve alguém que disse que tomar banho é como a motivação, faz falta todos os dias. Seria fantástico que todas as empresas dinamizassem um sumo incrível que permitisse manter esta motivação nos colaboradores.
Sabemos que é difícil, mas que pode ser feito. Com reuniões periódicas, com momentos de diversão, com o aproveitar da pausa para o café, com o ter uma happy hour de vez em quando para todos poderem confraternizar. Podemos comunicar os resultados da empresa aos colaboradores para que se sintam envolvidos no sucesso da empresa.
Conhecemos equipas que até distribuem chocolates ou bolinhos quando se atingem determinados objectivos.
Medo da mudança
Aqui exigem-se doses maciças de sumo detox! O que nos trouxe até aqui não nos leva mais adiante e hoje em dia o mercado muda a uma velocidade enorme e o conhecimento que os clientes têm é muito maior, logo temos de ser muito especiais e diferenciadores para causar impacto e fazer a diferença.
É necessário desintoxicar este medo nas equipas. O arriscar muitas vezes pode funcionar, mas tem de existir vontade por parte dos colaboradores e dos líderes para o fazer.
A mudança veio para ficar. O mercado, os clientes e as abordagens têm forçosamente de ser alterados pois nunca nada mais será feito da mesma forma. O time to market de certos produtos tem de ser cada vez mais rápido, a equipa tem de se adequar a novos mercados e novos clientes.
Pouca ambição
Ou conformismo, pois por muito que se trabalhe nada de bom acontece, ou trabalhamos o dobro para obter os mesmos resultados. Essa sensação apodera-se muitas vezes das equipas, e existe pouca vontade de lutar, de fazer mais e de ser melhor.
Mesmo na adversidade não podemos baixar os braços. Temos de manter objectivos de vendas, de crescimento, de aumento de margens ou de rentabilidade. Temos de incutir na equipa a vontade de vencer, começando em cada um de nós.
Serviço de excelência
E, por fim, algo que nos preocupa. Temos de desintoxicar muitas empresas de uma má qualidade de serviço, de um atendimento mau e pouco profissional.
O brio e a vontade de servir e atender convenientemente estão em falta e precisam urgentemente de ajuda, através de guiões e através de incutir o bom senso de que se tratarmos bem os nossos clientes, eles voltarão.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.