Será que precisamos de HERÓIS? Eu acho que Portugal está a precisar de vários heróis, no serviço ao cliente, na liderança, nas vendas, enfim em tantos sectores que são críticos para as nossas empresas! E muitas vezes esquecemos que os heróis podem ser pessoas normais como qualquer um de nós.
Associamos muitas vezes o herói a uma figura que consegue fazer coisas extraordinárias, fora do comum, que luta por restaurar o bem e destruir os “maus da fita”, e que vence sempre.
Mas os heróis de hoje são bem diferentes e especiais à sua maneira. E muitos deles não estão muito longe de nós, mas não têm o reconhecimento que merecem, pois passam muitas vezes despercebidos.
“Que heróis existem?”, estará a perguntar.
Heróis no serviço a cliente
Se o mercado está muito diferente, os clientes também estão mais exigentes. Com a diminuição do poder de compra que muitos enfrentam, é cada vez mais importante ter um serviço a clientes de excelência. Seja na área comercial, seja no serviço pós-venda, considero heróis os que põem tudo o que têm no atendimento aos clientes.
São os que mantêm um sorriso mesmo quando o dia foi duro, são os que se desdobram para ajudar o cliente e resolver o seu problema, são os que se preocupam com a solução e não com o ter razão, são os que ajudam a equipa. Há ainda uns que conseguem ter energia para fazer mais telefonemas a potenciais clientes do que os outros, são os que se ocupam do seu trabalho, mas entendem que o propósito do mesmo é o que os motiva.
Há heróis que conseguem manter a sua motivação e ainda motivam os colegas, e são mais do que excepcionais nos dias que correm.
Por isso, comece a observar melhor a sua equipa, e observe ainda melhor o que outras empresas estão a fazer:
Premeie os comportamentos positivos, mesmo que os resultados não sejam o que estava à espera. Se o esforço foi heróico, devem ser recompensados, e basta muitas vezes um “bom trabalho”.
Meça o número de clientes conquistados e a retenção dos actuais. Há colegas que estão a fazer quase impossíveis por manterem os clientes satisfeitos. Outros esforçam-se por conseguir mais clientes de forma especial.
Heróis na Liderança
Temos o privilégio de trabalhar com equipas de topo, cujos líderes são verdadeiros heróis.
Nesta altura, as dificuldades e os desafios têm de ser partilhados pela equipa e os líderes têm de ser o exemplo. E conseguir que todos explorem o seu mais elevado potencial, fazer com que cada um mantenha a sua motivação e não desista de conseguir o objectivo.
São heróis porque mantêm a calma, e mesmo quando dão a conhecer às equipas o real estado das contas da empresa, conseguem levantar a moral de todos, orientando para o caminho do sucesso.
Por isso, seja um herói para a sua equipa:
Mantenha a motivação para que os seus colaboradores possam sentir-se confiantes e seguros. Crie momentos de descontracção com a equipa. Quando não há capacidade de investir em acções de teambuiling, podemos sempre reunir em locais diferentes. Já experimentou fazer um pic nic?
Assegure que a comunicação flui entre todos, que não há a chamada “rádio alcatifa”, para que possa manter o ambiente positivo na empresa.
Heróis na qualidade
Num ambiente de pressões e de exigências, manter a qualidade em vez de baixar os standards é impressionante.
Não nos podemos esquecer que os indicadores de performance são fundamentais para saber o que se passa na empresa, e em tempos de crise, são mais importantes que nunca. E não podem ser considerados menos importantes ou decisivos, só porque se está a atravessar um período menos bom.
Por isso, os que mantêm os níveis de qualidade, os que não baixam os braços perante as dificuldades e continuam a medir o que ocorre na empresa, os que envolvem a equipa nestas mesmas medições, são também heróis.
Por isso, repare um pouco melhor nos heróis da equipa com quem trabalha, nos heróis com quem se cruza diariamente, pois são bastantes e não são muito visíveis.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.