Em tempos trabalhei com um cliente que me dizia muitas vezes que as certificações ISO ou Acreditações eram uma questão de fé. Ou bem que acreditamos que estamos a realizar um bom trabalho, ou bem que não, e não era um papel que iria alterar esse facto, mas apenas regulá-lo.
Neste momento, penso que muitos empresários, líderes de equipas e outros, desistiram de acreditar nas suas empresas, nas suas equipas e nos seus mercados.
Primeiro que tudo, acho que em parte muitos deixaram de acreditar em si próprios! Sentem-se desmotivados, desiludidos e o contexto que nos circunda não ajuda em absolutamente nada!
Se muitas pessoas já duvidam das suas capacidades, das suas competências, do seu valor como profissionais, quando o mercado não está fácil, quando os pagamentos e recebimentos são verdadeiras dores de cabeça, quando a equipa anda desmotivada e sem esperança, ainda se torna pior.
Acredite em si
O ser humano tem capacidades fantásticas! Quantas vezes face ao perigo ou a algo impossível de ser feito, muitos provam que é possível, que há uma maneira de conseguir atingir metas elevadas?
Se ocupa uma posição de liderança na sua empresa, TEM de ter a coragem de acreditar que é capaz. Use como âncoras todos os momentos por que teve de passar e em que conseguiu tomar as rédeas do seu destino. Mude os seus pensamentos diários para frases que o deixem confiante e repita-as todos os dias “eu vou dar o meu melhor hoje”, “eu sou alguém especial”, “ eu hoje vou aprender algo novo”, “eu hoje vou ajudar alguém”.
Alimente a sua mente com esperança e crie rituais de auto-motivação, para que se torne um catalisador de mudança e possa ser um exemplo para os outros.
Acredite na Equipa
Se conseguir mostrar uma atitude motivada, confiante e entusiasmada, irá com certeza “contaminar” positivamente a sua equipa. Acredite que muitos deles têm mais capacidades do que mostram, e muitos precisam de ser postos à prova, pois revelam o seu verdadeiro potencial nesses momentos.
Acredite ainda em tomar as decisões justas com os seus colaboradores. Se acredita que já fez tudo o que estava ao seu alcance para apoiar, fazer crescer e entusiasmar a sua equipa, e existem pessoas que teimam em manter-se como sempre, então terá de acreditar que o melhor é afastar essas pessoas, ou para outro departamento ou para fora da sua empresa.
Muitas vezes podem pensar que dizemos isto de forma fria, mas nem um pouco. O que acontece é que ao longo dos anos em que trabalhamos com empresas, vemos muitas equipas destruídas e desmotivadas por elementos que são mais perigosos e que prejudicam o trabalho dos outros.
Acreditar na Estratégia
Boa ou má, a estratégia foi criada por si, correto?
Então defenda a sua visão, a sua estratégia, sem no entanto vedar as opiniões dos outros. O mercado tem mudado com uma rapidez enorme, e o que é hoje não é amanhã! Por isso, as estratégias a longo prazo tornam-se rapidamente obsoletas. Acredite que se existir disciplina para tal, é possível medir com frequência as várias estratégias e ações implementadas, o que nos permite agir mais em cima do acontecimento e não sobre algo que ocorreu há 3 meses!
Dê espaço aos seus colaboradores para contribuírem e inovarem de forma especial as estratégias da empresa. Em reuniões de brainstorming eles saem-se muito melhor do que pensamos e apresentam muitas vezes uma forma diferente de ver a realidade da empresa ou do departamento onde estão.
A única premissa é a focalização nas soluções e não nos problemas. Esses já sabemos que existem!
Acreditar que é possível pode fazer a diferença. Mas não basta acreditar e cruzar os braços esperando que tempos melhores venham. É preciso fazer!
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.