Provavelmente é fã dos filmes da Missão Impossível, mas mesmo que não aficionado conhece o contexto em que se passam as aventuras de um grupo de profissionais, cada um com os seus talentos e competências, que trabalham em conjunto para um objetivo comum.
A missão, aparentemente impossível, tem esse nome por ser difícil, desafiante e quase até ao final difícil de acreditar num desfecho feliz.
Muito nas nossas empresas são missões impossíveis, pelo menos até ser possível conseguir.
Mas o que pode ser assim tão difícil nas empresas e nas equipas?
Por vezes é um desafio enorme, manter clientes, angariar novos clientes, conseguir uma equipa unida, manter a liderança no setor, criar abordagens ao marketing nas empresas e isto só para referir alguns exemplos.
Equipa unida
Por vezes parece mesmo uma missão impossível, mas se a equipa não se mantém coesa é difícil conquistar o mercado. Alguém disse que se tratarmos bem os colaboradores eles irão tratar bem os clientes.
Quando existe negócio e quando os clientes estão satisfeitos e a faturação a crescer a equipa está motivada, colaborante, entusiasmada e unida, mesmo que ocorram alguns problemas nada é impossível.
O desafio é quando as coisas não correm como desejamos, quando o mercado começa a estagnar, quando os clientes desaparecem ou deixam de poder comprar. Assim torna-se mais difícil alinhar a equipa e manter a motivação.
É aproveitar os tempos positivos para criar momentos de motivação que serão aproveitados quando os tempos estão mais desafiantes. Criam-se âncoras positivas que ajudam cada colaborador a sentir-se parte integrante de uma solução e não de um problema.
A postura do líder nos momentos de crise é também importante, pois, a forma como reage e lida com os problemas condiciona a equipa. Por isso manter a calma e procurar antecipar problemas podem ser boas estratégias de futuro, pensar de forma proativa equacionando planos de contingência para manter resultados sustentados ao longo do tempo.
E monitorize, meça, implemente indicadores de desempenho e premeie a equipa pela forma como lida com os desafios de curto, médio e longo prazo.
Clientes satisfeitos
Não é missão impossível de forma alguma! Embora difícil e complicada por vezes, o foco terá de ser em toda a empresa manter os clientes satisfeitos.
Em qualquer negócio, seja de produtos ou serviços, o que queremos é servir bem o cliente e fazer com que volte e divulgue aos amigos/parceiros/colegas a nossa empresa.
A missão (im)possível consiste em envolver todas as pessoas da empresa no serviço de excelência a clientes, pois, todos são de alguma forma responsáveis por ganhar ou perder um negócio, e não apenas a equipa de vendas, ou a de assistência técnica.
O grande segredo dos filmes da Missão Impossível é a preparação de todos os intervenientes. Nas empresas será o mesmo, e esta fase inicia-se ainda antes de irem para o terreno ou sem problemas no horizonte.
Aproveitar o tempo para aumentar as competências da equipa poderá tornar as missões mais possíveis.
Para além disso, todo o tempo investido em melhorar as ferramentas de seguimento de clientes é uma excelente ideia.
A satisfação dos clientes é um processo contínuo, sempre passível de ser melhorado. Se nunca fez um questionário de satisfação faça um e veja onde pode melhorar o seu desempenho. Os seus clientes sabem porque gostam de trabalhar consigo e porque não escolhem outros parceiros, mas também estão cientes onde pode melhorar e de que forma.
Procure saber e realize as mudanças que sugerem e depois meça o resultado.
Nenhuma missão é impossível se todos estiverem de facto alinhados e comprometidos com o resultado. Cada colaborador é importante e todos têm o seu papel que é decisivo para a aquisição e manutenção de clientes.
Crie a sua equipa fantástica e não receie nenhum desafio, por mais impossível que o mesmo possa parecer.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.