Ninguém nasce um Campeão de Vendas, mas todos os Vendedores adoram ganhar!
Os vendedores de sucesso forçam o cliente a pensar fora da caixa, aportam soluções criativas para os problemas, chegando a identificar e antecipar situações de que os Clientes ainda nem se deram conta.
Ser sistematicamente bom é desafiante e obriga a desenvolver hábitos. Os 5 hábitos que comentamos de seguida são o denominador comum de tantos vendedores de sucesso…
Vamos conhecê-los?
#1 – Paixão por Servir
A paixão é crítica para se ter sucesso nas vendas.
Gosto sempre de fazer a analogia com os atletas de alta competição. Ninguém entra num estádio para ficar em último.
Também ninguém quer obter resultados iguais aos do ano passado. Mesmo que tenham sido bons, crescer e superar-se é vontade de todos.
É importante gostar do que se faz, mas é determinante gostar do que se vende e a quem se vende. Só assim se consegue servir…
E servir, muito mais do que vender, é ajudar a criar a melhor solução para o outro. É fazê-lo quando o outro é igual a nós ou mesmo muito diferente, é fazê-lo quando estamos bem e menos bem, é sair de nós.
#2 – Walk the Talk
Mais do que fazer negócio, é ser honesto, genuíno e autêntico.
Há que fazer e viver o que dizemos ou defendemos.
Se desenvolvemos software, usamos as nossas soluções informáticas? Se somos uma cadeia de hotéis, é nela que ficamos quando viajamos? Se fazemos formação de vendas, utilizamos a nossa metodologia comercial internamente? Se operamos no mercado segurador, as apólices que temos são da nossa empresa?
Se não o fizermos, como podemos esperar que os nossos clientes o façam?
#3 – Talk the Walk
E fazemos o que dizemos aos nossos clientes para fazerem? Seguimos internamente os conselhos que damos aos outros?
Reunimos semanalmente com a Equipa, comunicamos nos vários canais (sem ser só por e-mail), motivamos continuadamente a equipa, utilizamos diariamente o CRM para monitorizar a nossa atividade comercial como recomendamos aos nossos clientes?
A congruência entre o que dizemos e fazemos é fundamental!
#4 – Vencer é saber perder
E é verdade que nem só de vitórias se faz o dia a dia dos Comerciais, mesmo dos melhores… O “Não” faz parte.
Atrevo-me a dizer que, de vez em quando, é até preciso. Já pensou no poder de um “Não” na venda?
Ninguém ganha se não souber perder. Por mais negócios que fechemos e ganhemos, haverá muitos outros em que o Não vai acontecer.
Nessas alturas, como reagimos? Fazemos o que dizemos aos nossos clientes para fazerem? Seguimos em frente, aprendemos com os erros e somos positivos?
Ou reclamamos a sorte, culpamos o contexto e os outros?
Uma coisa é certa, para poder ganhar temos que gerar oportunidades, alimentar o funil de vendas e, por menos que gostemos, não deixar passar um dia sem prospeção…
#5 – Manter o contacto
Talvez a melhor maneira de encarar um não seja vê-lo como uma porta entreaberta. Quem nos fez sentir que perdemos, investiu em dar-nos feedback, já pensou nisto?
Desta vez o desfecho foi este, mas isso não quer dizer que não surja outra situação no futuro. Nunca sabemos donde virá a próxima oportunidade…
Com todos os clientes ou potenciais clientes, há que manter o contacto, alimentar a relação e desenvolver a confiança. É verdade que tudo isto dá muito trabalho e obriga à disciplina, mas são detalhes fundamentais.
Ninguém nasce um campeão de vendas, mas são os que estão dispostos aos pequenos nadas que fazem a diferença e chegam ao sucesso.
Nas vendas ou em qualquer área de negócio, um ADN vencedor é uma bênção. E mesmo para os mais abençoados…, há que saber ser, que arriscar, que ter ousadia e determinação e apostar na preparação, porque a preparação continua a levar pessoas comuns a lugares extraordinários!Vamos desenvolver estes 5 hábitos?
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.