E motivar a sua equipa custa-lhe muito dinheiro?
Se custa, então não está a utilizar todas as ferramentas que tem ao seu dispor para motivar de modo concreto a sua equipa.
Para além da capacidade de automotivação de que cada um de nós dispõe, sabemos o impacto que uma recompensa pode ter na autoestima e desempenho dos colaboradores da empresa.
MAS como motivar eficazmente as equipas?
Quando analisamos o grau de motivação dos colaboradores, tentamos entender se estes se movem pelo prazer de receber algo ou pelo castigo, ou dor de não ter feito o seu melhor e por isso virem a ser de algum modo penalizados. Saber esta informação é crucial na correta implementação de planos de performance à equipa.
Na criação e implementação de prémios de motivação podemos pensar em várias maneiras de o fazer:
1. Prémios em Valor
Está provado que quando existe reconhecimento por um trabalho bem-feito, a motivação aumenta. Para além das palavras “bom trabalho”, o reforço positivo e o encorajar a tomada de decisão suportam a autoestima e criam um sentido positivo à roda de todos os que o ouvem. Muitos empresários e diretores de áreas ainda acham que esse tipo de reforço positivo é desnecessário ou pode cair no usual. Acredite que pela nossa experiência isso não acontece. Quem trabalha bem, trabalha com gosto e para si mesmo acima de tudo, mas quem trabalha menos bem, precisa muitas vezes de uma palavra de apreço para desbloquear medos e receios.
Habitue-se a elogiar o “bom trabalho” dos seus colaboradores e, se possível, o mais próximo dos outros colegas. Para desviar dos comportamentos menos próprios, o mais possível fora dos olhares de todos.
Quando feito com sinceridade e humildade, o reforço positivo é o melhor combustível para a motivação e bom desempenho de cada pessoa.
2. Prémios baseados em Indicadores
Se a sua empresa ou área de negócio tiver bem estipulados os seus KPI (Key Performance Indicators), pode avaliar de modo objetivo os resultados e performance de cada pessoa. Estes indicadores podem e devem ser estendidos a toda a equipa. Para além da performance de cada um, deve existir um prémio indexado aos resultados da empresa.
Todas as áreas de uma empresa contribuem direta ou indiretamente para o sucesso e para a faturação. Já imaginou o impacto negativo para um cliente seu, se o telefone é mal atendido? Ou se a encomenda é perdida? Ou se não respondem eficazmente a questões técnicas? Ou se não efetua manutenções de equipamentos atempadamente?
Quando o valor dos prémios comporta esta componente, a motivação aumenta e toda a equipa passa a orientar-se para uma meta comum.
3. Prémios Motivacionais
Para além dos de valor monetário ou do reforço positivo, esquecemo-nos de alguns detalhes que, por serem detalhes, passam desapercebidos, mas que contam, e muito, para a motivação dos colaboradores. São pequenas ações que podem ser facilmente implementadas e por valores bem interessantes. Podem até ser incluídas nos planos de carreira de cada um e ser vistas como bonificações por atingir certas metas. Aqui ficam alguns exemplos:
- Celebrar os sucessos pessoais e profissionais;
- Criar condições para que os elementos da empresa mantenham uma vida saudável, patrocinando a inscrição num ginásio ou dispondo de comida saudável;
- Promover cursos e formação extra;
- Comemorar os aniversários dos colaboradores e da empresa;
- Etc…
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.