Falemos hoje de retoma!
Todos reconhecemos que são cada vez maiores os desafios que se colocam às empresas para permanecerem competitivas e se diferenciarem da concorrência, levando soluções inovadoras ao mercado.
Cabe aos líderes enfrentarem esses desafios da melhor maneira, procurando o equilíbrio entre as necessidades do mercado (as existentes e as que se criam) e a resposta que a empresa pode ou pretende dar.
Mas nem sempre é fácil… e muitos são os líderes e os empresários que todas as semanas desabafam connosco sobre a sua luta diária com a sensação de estarem constantemente numa postura de “equilibristas”, o que, para além do risco, lhes dá um desgaste tremendo.
Na corda bamba… com a EQUIPA?
A sua equipa está no limiar mínimo? Não renovou contratos, alguns elementos saíram e está a tentar dar resposta com a prata da casa? Anda a fazer as folgas ou os turnos dos seus colaboradores? Até queria fazer formação, mas mais uma vez vai ter que adiar? Acha que a equipa passa a vida a reclamar e que se arrastam pelos corredores, não são pró-activos ou não dão ideias? Quando foi a última reunião de equipa?
Na corda bamba… com o TEMPO?
Não tem tempo para nada, nem para si? Fica sistematicamente enfiado no escritório até às 9h00 da noite? Anda esgotado e as coisas não avançam? Nem sequer consegue dar resposta a tudo o que tem no dia-a-dia, quanto mais pensar nos objectivos para 2010 ou num plano de acção para o 1º trimestre? Há quanto tempo não rouba 2 horas à sua semana para pensar o negócio?
Na corda bamba… com os RESULTADOS?
Conhece os seus números, os que estão no budget e os que estamos a conseguir fazer? Estamos no bom caminho? E se não estamos, o que estamos a fazer para corrigir? Estamos permanentemente aflitos com a tesouraria e temos o Dir. Financeiro “sempre à perna”? E se somos o Dir. Financeiro, que medidas é que implementámos e operacionalizámos com clientes e fornecedores para ter uma tesouraria mais equilibrada? E se temos uma micro-empresa, há quanto tempo não nos pagamos e por quanto mais tempo é que “aguentamos” que isso continue assim? Empenhámo-nos o ano inteiro e tudo o que conseguimos foi cobrir os custos?
Ver a LUZ AO FUNDO do TÚNEL… já não era sem tempo?
Melhorar ou apostar em novas iniciativas são pensamentos que nos ocorrem a todos nós, todos os dias.
Simplesmente não sabemos por onde começar ou achamos que o nosso presente não nos deixa pensar nem que seja o futuro de curto prazo, e isso compromete-nos tanto!
Às vezes ainda tentamos fazer uma análise SWOT à nossa realidade, repescar a matriz produto/mercado de Ansoff ou a das 5 forças de Porter que aprendemos na faculdade e, como que por carolice, ainda fazemos uns brainstormings com a equipa… mas ficamo-nos pelos “arranques” e não lhes damos continuidade de forma consolidada. E enquanto as coisas não se traduzirem num Plano de Acção concreto e para o qual se obtém o compromisso de todos, não conseguiremos sair do mesmo estádio…
A vida é feita de escolhas, de estabelecer prioridades e de agir concertadamente rumo ao objectivo ou resultado pretendido. E por isso não poderia deixar de partilhar convosco esta citação do Stephen Covey: “Effective leadership is putting first things first. Effective management is discipline, carrying it out”.
Mais um ano na corda bamba? Deixe-se disso. Transforme o seu negócio este ano!
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.