Dentro de cada empresa é possível desenvolver competências e potenciar capacidades de coaching. São preferencialmente pessoas com experiência a liderar equipas, mas que passam a posicionar-se de modo diferente.
Geralmente, não existem colaboradores a reportar diretamente ao coach, mas este tem uma visão geral da empresa, em termos de motivação, em termos de orientação para o resultado. Conhece a equipa e sabe como fazer as perguntas certas para fazer as pessoas entenderem que tudo o que nós precisamos nasce já connosco… só tem de ser libertado!
Mas porquê escolher ser coach?
E o que nos move para ajudar outras empresas?
Pretendo hoje dar o testemunho de alguém que era um pouco coach de uma equipa e que passou a ser coach de várias equipas e empresas.
A aposta era grande e o desafio maior, as dúvidas imensas… mas sempre me disseram que crescemos à altura dos nossos desafios e quanto maiores eles forem, mais crescemos.
Ser um Business coach, ou life coach, ou qualquer outro tipo de coach é um modo de estar! Temos de ter o interesse real de ajudar alguém, mas de um modo diferente daquele que inicialmente pensaríamos ser o ideal.
Não é mostrando as soluções que ajudamos, mas sim apoiando as pessoas ao tomarem as decisões mais corretas e apostarem nas soluções que ELAS pensam ser as melhores.
O coaching acompanha, mas não ensina. O potencial está em nós, mas temos o dever de o fazer desabrochar.
Costumo muitas vezes dizer que as ideias e o modo de trabalhar, o know-how, está nas equipas, em cada colaborador… nós como coaches temos de nos certificar de que todo o potencial é utilizado, de modo a conseguir os melhores resultados no mais reduzido espaço de tempo.
Esses resultados podem vir traduzidos em melhoria das condições financeiras das empresas, em aumento dos lucros, no aumento do espírito de equipa e motivação, ou em algo como passar a ter tempo para estar com a família, descontrair um pouco, em sonhar de novo!
Como business coach, as nossas ações feitas de modo estruturado vão desde o apoio na criação de um plano de marketing prático, ao acompanhamento das equipas existentes, ao apoio financeiro, recrutamento e seleção, motivação e gestão de liderança.
Seguimos metodologias testadas em empresas em todo o mundo, partilhando conhecimentos e ideias entre todos os coaches existentes, sabendo que na sua génese as empresas são todas semelhantes e que podemos aplicar os mesmos métodos com menos riscos e maiores garantias de satisfação.
A rotina é algo que não existe e o envolvimento é total!
Todas as empresas, independentemente da sua dimensão, podem beneficiar por terem um coach.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.