Se conhece a série, sabe do que falo. Caso não conheça, é simples de explicar.
Um conjunto de pessoas, equipas de dois, totalmente isolados da restante família, a tentar recuperar a saúde e perder muitos quilos extra. Um sucesso de televisão em vários países que tem mudado as vidas dos participantes.
E você, o que gostaria de perder e de ganhar em 2011?
Nesta altura do ano, os balanços são inevitáveis e foi por 70-461 essa razão que me lembrei deste programa e de tudo o que envolve para lá das câmaras.
Mas o que tem isso a ver com as empresas ou com a nossa carreira?
Imenso, mais do que 70-462 podíamos supor à primeira vista, senão vejamos todas as áreas em que existe intervenção no Biggest Loser e em que podemos criar um paralelismo com a nossa própria vida.
Perder Peso
Esta é a meta principal dos concorrentes, e alguns deles chegam a conseguir perder mais de 50% do peso que têm inicialmente.
Quanto “peso” ainda acumulamos nós diariamente? Na nossa vida e na nossa empresa? Esse peso traduz-se em metodologias antigas que temos pouca coragem para alterar, em sistemas de controlo demasiado pesados que fornecem informação mas não a tratam, em modos de trabalhar antiquados e pouco criativos, só para referir alguns. Já sabe os pesos que tem na sua empresa?
Largar este peso é fundamental. Temos de exercitar as mentes criativas que existem nas estruturas e fazê-las pensar em novidades, dinâmicas diferentes, outros modos de fazer negócio que sejam apaixonantes.
Criar novos hábitos
Para remover o excesso de peso, têm de ser abraçados novos hábitos. O exercício físico e a alimentação são dois deles. Qual o exercício que tem feito diariamente? E não me refiro apenas ao físico, mas também ao mental.
Para isso servem as reuniões de brainstorming.
Mas precisa de questionar mais, de se resignar menos e de adquirir novas maneiras e métodos de fazer as coisas.
Não pode apenas perder “peso”, tem de substituir o que perdeu por algo melhor e mais saudável, ou seja, novos sistemas, novas abordagens ao mercado, uma imagem mais fresca.
Motivação
Se reparar, no programa a motivação é algo constante.
Para além da motivação intrínseca, ou seja, a vontade real em perder peso e ter uma vida melhor, temos a extrínseca, ou seja, a que os outros exercem sobre nós.
E nos tempos que correm devemos dar ainda mais atenção a este tópico. Todos os que lideram equipas devem ter como uma das prioridades estar realmente motivado. Em segundo lugar contribuir para a motivação da equipa.
Incluir as pessoas nas decisões da empresa, comunicar o mais possível com todos, dar e receber feedback sincero e honesto. Reconhecer quem faz bem, corrigir quem fez mal, apoiar no desenvolvimento de novos processos ou ferramentas, ter um clima aberto e onde existe confiança.
Mas se não sentir isso de si mesmo, dificilmente vai passar essa mensagem, por muito que faça ou tente fazer!
Celebrar
Cada pequena vitória é celebrada por todos os concorrentes do Biggest Loser, mesmo que não sejam da mesma equipa.
É uma forma de recordar que todos somos potenciais vencedores e seguindo um plano específico todos poderemos atingir feitos incríveis.
Celebramos muito pouco nas empresas. Os sucessos são obrigatórios, por isso festejá-los é quase ridículo. Mas aí é que reside um enorme problema. Os resultados estão sempre associados às Vendas e por isso celebramos novos clientes, grandes contas, bons contratos… mas e porque não celebrar os novos processos de contabilidade e de finanças, uma excelente assistência técnica, retenção de funcionários, bom espírito de equipa, entre outros?
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.