Por ser a única pessoa à sua volta com motivação e garra para enfrentar novos desafios?
Por se recusar a baixar os braços e a ceder a todas as influências negativas que nos bombardeiam constantemente, quer nos media, quer no semblante de quem se cruza connosco no trânsito ou na rua, quer nos suspiros cada vez mais sonoros dos colegas?
Mas se é um Cromo, seja bem-vindo!
Ainda são muitos pelo país e da mesma forma que a inflação e todas as notícias negativas infetam as mentes de todos, também o sucesso, a motivação e a confiança podem contagiar muitos a adotarem uma outra maneira de ser.
Seja cromo porque anda motivado
E porque consegue motivar os outros. Temos observado dinâmicas muito interessantes com equipas onde com pouca coisa se tem conseguido muito para apoiar a equipa. Muitas vezes esquecemo-nos da importância de um sorriso, do impacto de um elogio e da onda de choque positiva que estes pequenos gestos criam.
Há todo um conjunto de condições externas que não podemos esquecer ou cobrir e fingir que não estão lá, mas podemos sim pensar todos os dias em “o que está nas nossas mãos fazer?”. É sempre uma questão de atitude e de agradecer o que se tem, deixando de se queixar do que não tem. Pode parecer um pouco idílico, mas experimente escrever em post-its pequenas palavras de incentivo e deixá-los espalhados pelas mesas dos seus colegas ou enviar sms’s de motivação ou ainda fazer uma lista de tudo o que tem de estar grato por ter.
É uma outra perspetiva.
Seja cromo porque investe
Se em tempos de sucesso o investimento é já considerado quase uma loucura, um custo onde muitas vezes se torna difícil avaliar o retorno do investimento, então em tempos de crise nem se fala.
E se lhe dissermos que é muitas vezes em épocas menos positivas que grandes sucessos são conseguidos à custa de investimento?
Não estamos a falar apenas em investimentos financeiros, que podem ser em marketing, em formação, em novas instalações, em retenção e fidelização de clientes, mas estamos também a falar em investimento de tempo, de recursos humanos, entre outros.
E se experimentasse investir o seu tempo a pensar novas maneiras de abordar o mercado? E se fossem os membros da sua equipa a treinar os outros colegas naquilo que cada um sabe fazer de melhor? Para além de motivar quem dá a formação, entusiasma quem a recebe.
Seja cromo porque planeia
Prefere sentar-se e aguardar que melhores dias cheguem ou prefere agir?
Gosta de decidir ou sente-se confortável quando a sua vida é decidida por outras pessoas?
Então se não prefere enterrar a cabeça na areia e esperar que melhores dias apareçam, porque não começar desde já a planear o seu futuro?
As equipas das empresas com quem trabalhamos em projetos de Dinamização Empresarial recusam-se a baixar os braços e estão a fazer de tudo para conseguirem ter sucesso num ano considerado desafiante.
O Planeamento é fundamental nesta fase. E este tem que incluir mais e melhores ações dirigidas aos clientes, para que se ganhe em eficácia. Tem de incluir planos de backup para o caso de algo de diferente acontecer no futuro, tem de incluir medições mais apuradas do sucesso de cada campanha ou ação para se poder atuar de imediato na resolução de problemas.
As sessões de brainstorming têm de ser mais produtivas e com mais “sumo”. As ideias têm de ter “donos” que as façam sair do papel e serem, de facto, implementadas.
Seja cromo porque implementa
Se planear é um desafio constante, implementar o que se cria ainda é maior. Quando trabalhamos com as equipas em projeto, não é o planear e construir ações que nos assusta ou que se revela um problema. É o momento da implementação dessas mesmas ações e da responsabilização pelo sucesso das mesmas.
Acreditamos que quando os colaboradores acompanham a criação da ideia, mais facilmente a implementam com sucesso. Embora a responsabilização pelo resultado seja sempre um tópico delicado, muitos membros da sua equipa desejam neste momento mais poder e mais responsabilidade.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.