Já todos sabemos que o mundo se está a transformar rapidamente, aproximando mais consumidores e mercados. Por força desta realidade, surgem novas oportunidades e ameaças, tendo em vista as modificações no estilo de vida das pessoas; há um aumento da complexidade do ambiente comercial e o consumidor torna-se cada vez mais exigente.
Essa complexidade coloca um desafio às empresas: o contínuo refinamento dos seus processos, produtos e serviços, visando oferecer alta qualidade com custo compatível e competitivo, procurando assumir uma posição de liderança no mercado onde actua.
Redefinem-se os factores determinantes da competitividade, fazendo emergir novas empresas de sucesso e tornando obsoletas aquelas incapazes de evoluir e adaptar-se ao novo ambiente comercial, assente em novas tecnologias, redes sociais e na massificação dos nichos.
Diante dessa intensificação da competitividade, a definição de novas estratégias e a sua planificação constituem necessidades básicas das empresas.
Isso reflecte o pensamento de Porter (1990), o qual reforça o argumento de que o desempenho acima da média numa empresa é alcançado e sustentado por meio de uma estratégia competitiva.
Sob esse prisma, as empresas procuram uma maior interacção com os seus clientes de forma a permanecerem competitivas no mercado. É fundamental redireccionar o pensamento das empresas, tornando-as mais abertas a receber novas ideias e, principalmente, alcançar os desejos dos seus consumidores.
Portanto, o sucesso competitivo passa a depender da criação e da renovação das vantagens competitivas por parte das empresas na busca de peculiaridades que as distingam favoravelmente das outras (diferenciação).
O conceito de diferenciação representa o acto de desenvolver, nos produtos e/ou serviços, um conjunto de características significativas para distinguir a oferta da empresa em relação à concorrência (Zenone, 2007).
E a sua empresa, em que se diferencia? É clara a sua proposta única de valor para o mercado? Todos os colaboradores da empresa estão conscientes dessa proposta de valor? E o cliente? Reconhece esse valor?
Este é o grande desafio na esmagadora maioria das empresas!
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.