Quando acorda sente energia e alegria por ir trabalhar? Ou acorda a pensar “Nunca mais é sexta-feira”?
Todos sabemos que passa mais tempo na empresa do que em casa. Acaba por estar mais tempo com os seus colegas de trabalho do que com a família, e as coisas que quer fazer na vida pessoal vão sendo adiadas. Com tudo isto, como anda a sua motivação?
Pelas empresas em que vamos passando, ouvimos com frequência “queixas” relativamente à motivação e alegria no trabalho, o que se reflecte no trabalho em si e na forma e boa disposição com que comunica os clientes. É muito fácil para o cliente perceber se o profissional está bem e feliz com o que faz, ou se por outro lado está ali por “obrigação”.
A auto motivação permite realizar as tarefas com qualidade, inovar, relacionar-se bem com colegas e superiores, focar de forma assertiva no trabalho e responder, com eficiência, às solicitações. Neste sentido, a auto motivação e o entusiasmo ao realizar um trabalho são indispensáveis a todos os profissionais. Este estímulo, independente dos factores externos, é o que faz toda a diferença nos seus resultados.
Ainda que a motivação seja algo interno, que vem de dentro de cada um de nós, existem simples técnicas para a fazer aumentar:
Identifique bem as tarefas e objectivos
Um dos factores mais desmotivadores e que tenho visto acontecer nas empresas é a falta de objectivos concretos e definidos. Os colaboradores vão trabalhando, mas sem saber bem o que é esperado deles. Ninguém gosta de navegar sem saber para onde vai, verdade?
É importante ter as funções e os objectivos bem definidos para cada um.
Para si, e de forma a se sentir mais motivado, faça uma lista das tarefas que tem a cumprir, desde as rotineiras às pontuais. Não precisa de uma agenda com horários rígidos, mas é importante saber quais as suas tarefas para aquele dia. Concluirá que para além de conseguir gerir muito melhor o tempo, vai-se sentir feliz quando riscar as tarefas realizadas. A sensação de missão cumprida é muito satisfatória e motivadora.
Diversifique tarefas
Certamente que lhe acontece muitas vezes andar em piloto automático. Gastar todo o tempo nas tarefas diárias e rotineiras é normal que cause desmotivação.
O nosso cérebro precisa de ser estimulado, quer para aumentar a motivação, quer para permitir formas diferentes de pensamento.
Para quebrar um pouco a rotina, deve realizar actividades diferentes do habitual. A organização de eventos, o planeamento de actividades, a parceria com entidades, criação de novas estratégias de comunicação, etc. O objectivo final é romper a monotonia do seu dia-a-dia e obrigá-lo a pensar coisas diferentes, de forma diferente.
Experimente desafiar um colaborador que está sempre no escritório a organizar um evento na empresa. Como será que ele reage? Acredite que se ele estiver desmotivado, inicialmente vai achar “aborrecido”, mas logo depois vai ficar contente por lhe ter sido atribuída uma tarefa diferente, o que faz com que possa quebrar a rotina.
Na nossa vida pessoal acontece o mesmo. Se achar que a rotina casa-trabalho o está a aborrecer, então tente fazer coisas novas. Aproveite para tirar um curso que anda a adiar há anos ou faça voluntariado numa instituição local.
Aprenda a gostar daquilo que faz
Costuma dizer que a empresa é a sua segunda casa. Mas será assim? Se passa mais tempo na empresa do que na sua própria casa…
É importante gostar do que se faz, mas também é importante aprender a gostar. Certamente que no trabalho diário existem coisas de que gosta mais e outras de que gosta menos. O truque é colocar o foco no que mais gosta de fazer.
Oiço com alguma frequência os colaboradores de backoffice a questionarem o seu valor e a aborrecerem-se com a monotonia das suas tarefas. É importante que perceba que o trabalho mais burocrático, ainda que tenha menos visibilidade, é de uma importância inquestionável. As funções e desempenho dos colegas que andam fora dependem de um bom trabalho de backoffice.
Comemore as conquistas
Comemore sempre que consiga atingir um objectivo maior ou as conquistas da empresa. Comemore e partilhe-o com a sua equipa. Vai ver que o torna mais feliz.
Um factor bastante motivador, e sem custos, é o reconhecimento. Quem não gosta de ouvir um “Parabéns, fizeste um excelente trabalho!”?.
Cuide de si
Uma das causas de desmotivação é a falta de energia, o cansaço. É importante descansar, dormir bem e ter uma alimentação correcta.
Nas 24 horas do seu dia deve retirar pelo menos 1 a 2 horas para fazer coisas de que gosta (exercício físico, hobbies, passar tempo com a família ou amigos) e assim recarregar as suas pilhas. Recomende o mesmo aos seus colegas ou colaboradores.
Agora desafio-o a pôr em prática estas simples técnicas e a observar o que acontece à sua motivação. Não espere que a motivação venha sempre do exterior! Trabalhe diariamente a sua auto motivação.
“As pessoas costumam dizer que a motivação não dura muito. Bem, nem os efeitos do banho, por isso recomenda-se diariamente!” – Zig Ziglar
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.