No que diz respeito ao potencial de cada um, acho que todos temos um secreto desejo de nos transformarmos num super herói. Ou então ter poderes especiais e mágicos, para derrotarmos alguns inimigos, para conseguirmos fazer várias coisas em simultâneo, para elevarmos as nossas capacidades até ao seu expoente máximo.
Um super poder seria fantástico de vez em quando. Claro que com o poder vem também muita responsabilidade. Todos os super heróis que conhecemos e que fazem parte do nosso imaginário infantil têm também uma extrema responsabilidade. A de fazerem o bem, de ajudarem os mais fracos, de restaurarem a paz, de eliminarem os vilões e de tornarem o mundo um lugar bem mais seguro.
Perante a falta de poderes especiais, talvez tenhamos de pensar como poderemos activar nas nossas equipas alguns super poderes e com esses conquistar um futuro mais brilhante.
E de que super poderes poderemos estar a falar?
Voar
Pois, voar não deve dar mesmo, mas por vezes a rapidez é um super poder. Há que ser rápido a contactar clientes que estão interessados nos nossos produtos e serviços, conseguir captar rapidamente a sua atenção e fazer com que o entusiasmo sobre o que fazemos transpareça na nossa forma de trabalhar.
A rapidez de produção ou de execução de pedidos pode ser considerada um super poder. A capacidade de ir ao encontro do pretendido e de envolver toda uma equipa para a entrega é um super poder.
Visão Raios X
Conhece bem os seus clientes? Sabe quem são os decisores, quem é responsável por influenciar nas decisões, quem consegue mover os outros?
E nos seus clientes, conhece o seu potencial a fundo, quanto compram neste momento e quanto podem vir a comprar? Todos na equipa preenchem um CRM de forma constante e actualizada?
Se sim, então pode ter quase visão raio-X dos seus clientes. Assim saberá como actuar com cada um, que plano de acção tomar e como o implementar. Com toda a preparação que fizer, o futuro será um pouco menos incerto.
Força sobre-humana
Por vezes dava jeito conseguir ter poderes sem limite e uma força sem paralelo!
Uma frase famosa diz que “não sabes quão forte consegues ser até que ser forte é a única opção que tens”, ou algo semelhante. O ser humano é, de facto, muito mais poderoso do que pensamos ao início.
Conseguimos feitos extraordinários, basta acreditar.
E para isso é preciso acreditar que colocando mãos à obra as coisas podem tornar-se realidade. Que a força que cada um tem é bem maior do que a que pensa ter.
E com esta força falamos em acreditar que certos negócios são possíveis. Que procuramos servir os clientes como amigos, como pessoas únicas e de forma especial. Que tratamos os nossos colegas como família, que conquistamos a sua fidelidade e aprovação.
Ultra audição
Ouvir ou escutar? Não é para os mexericos nem para as fofocas, mas para o que os clientes nos pedem. Qualquer comunicação que possamos ter com os nossos clientes tem de ser proveitosa. Se não os escutamos, como sabemos se estamos a ir ao encontro dos seus desejos e das suas necessidades?
E há que pôr toda a equipa orientada para o mesmo, ou seja, para escutar os clientes. E não só os clientes, como também a equipa, os colegas e todos os que nos rodeiam.
Compromisso
Todos os super heróis juram ajudar e servir a humanidade com os seus super poderes. Têm um compromisso forte e na nossa empresa deve existir o mesmo. A visão e missão nas empresas reflectem um pouco esse compromisso que existe com os clientes, com os colaboradores e com todos os que os rodeiam.
Muitos dos projectos que levamos a cabo passam sem dúvida por procurar os super poderes que existem nas equipas. E isto significa também que o potencial de cada um pode sempre ser aumentado e elevado a outros patamares.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.