Não raras vezes, no nosso contacto diário com as empresas, somos confrontados com a questão: “O Problema sou eu, não sou?”.
Mas porque é que se tornou o caminho mais imediato pensarmos desta forma negativa e que sabemos que não nos leva a lado nenhum?!
Queremos ter problemas ou soluções para as situações mais desafiantes? Então, toca a pensar (e a agir) para sermos parte da Solução…
Sou parte do problema, enquanto LÍDER…?
Não vejo a luz ao fundo do túnel, defino sempre imensos objetivos mas depois nada acontece, trabalho horas a fio e nem tenho tempo para pensar, tenho imensos contactos para fazer e passo a vida preso aos temas do dia a dia, não tenho jeito para a parte relacional, estou sempre a dizer as mesmas coisas e ninguém me ouve, a equipa não anda com as coisas para a frente, nunca percebem à primeira o que se lhes diz, ninguém dá ideias, os clientes querem tudo para ontem, o mercado está parado, …
Sou parte do problema, enquanto COLEGA…?
O meu feitio é incompatível com o de alguns colegas, eles não sabem lidar comigo, eu não sou de intrigas, o meu chefe é uma nódoa, estou sempre a fazer o trabalho dos outros, claro que não posso dizer que não, já estou aqui há uma série de anos e chegam agora estes “doutorzinhos”, porque é que tenho que ser eu a ajudar? …
Sou parte do problema, enquanto COLABORADOR…?
Estou desmotivado, não me apetece ir trabalhar todos os dias, não consigo vender, não tenho objetivos, não consigo focalizar-me, a minha vida não é só isto, estou cá para fazer o meu trabalho e ponto final, as formações não servem para nada porque depois não fazemos nada com elas, eu não sei fazer, eu nunca fiz, se me pagassem mais eu dava mais, reuniões fora de horas era o que faltava, …
Pois… independentemente da frequência com que algumas destas constatações passam pela sua cabeça ou da sua equipa, como é que dinamizamos as coisas no sentido de as trocar por outras afirmações ou questões que nos levem mais além? No que andamos a pensar diariamente? Em que estamos focados? Voltamos à questão dos SAR’s (Sistema de Ativação Reticular) que temos ativados.
Ser parte da SOLUÇÃO passa por…
- Reconhecer quando é preciso parar
- Pensar, muito…
- Planear para fazer acontecer
- Comunicar eficazmente, o que significa assegurar que o que comunicamos chega aos nossos interlocutores
- Motivarmo-nos a nós e aos outros, envolvendo os outros e inspirando no caminho certo
- Dar o exemplo
- Escutar ativamente (a razão de 2 orelhas para 1 boca é para respeitar…)
- Não tomar as coisas como certas
- Valorizar apenas o que é importante
- Sair da nossa zona de conforto (por mais que custe) e dar o primeiro passo
- Fazer o que for preciso… ação!
- Medir as estratégias e controlar desvios no sentido de tomar medidas corretivas
- Melhorar constantemente o EU, realinhando objetivos pessoais/profissionais
- Reconhecer as oportunidades
- Contribuir para o crescimento dos outros
- Estar grato
… e muito mais!!
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.