Esta é a questão fundamental.
Para onde vai este ano em termos pessoais? O que está a tentar conseguir? Em quem se quer transformar este ano?
São questões que têm mais a ver com a realização pessoal de cada um e que podem, ou não, passar pela realização profissional. O curioso de observar é que quando as pessoas com quem trabalhamos se concentram no objectivo final, todos os detalhes têm tendência a ficar resolvidos.
O interessante de observar é que a maioria das pessoas concentra-se nos detalhes, nos pormenores, nas enormes listas de Pendentes que fazem todos os dias, seja em papel ou utilizando ferramentas tecnológicas de última geração, que avisam se o prazo de cumprimento das tarefas expirou e têm inclusivamente eventos periódicos programados para todo o mês ou ano.
E tudo isto ajuda? Ou sente-se mais realizado porque cumpre o método, faz o que tem a fazer na agenda e mantém a lista de pendentes?
Mas será que esta listagem que mantemos está, de facto, completa? E está apontado, para além dos eventos e reuniões importantes, tudo o que pode vir de algum modo a ser importante para o nosso sucesso?
Em quantos dias do ano do seu calendário Outlook ou do seu iphone escreveu as palavras “Pensar” e “Ler”? Aposto que em quase 100% dos casos essas duas palavras não existem nos calendários e nas listas de To Do’s.
E qual a importância de “Pensar” e “Ler” para conseguir atingir novos patamares de performance? Eu digo, IMENSA.
Junto seguem algumas ideias do que pode começar a fazer, desde já, para chegar a um novo patamar de performance:
1. Comece com as coisas GRANDES
Em quem se quer transformar? O que quer conseguir atingir em termos de crescimento pessoal? As perguntas a estas duas questões constituem o alicerce de todas as outras acções.
2. Comece no princípio
Antes de fazer ou tomar qualquer acção, tem de ter a filosofia e a atitude correcta. Este é um trabalho diário. Modelar a nossa atitude e filosofia de vida são projectos para a vida, demoram anos a ser conseguidos, mas só com o trabalho diário é possível chegar lá. Trabalhando todos os dias um pouco mais em nós. Qualquer sucesso que estejamos a procurar atingir, a atitude é o ponto fundamental. Seja qual for o insucesso que ocorra durante o caminho, a nossa atitude irá ajudar-nos a sair do problema com a mente clara e a disposição fundamental para aprender com o erro e tentar de novo.
3. Pense mais e leia mais
Porque será que todas aquelas coisas que adia por falta de tempo são precisamente aquelas que lhe poderão gerar mais tempo? Pense mais no seu modo de agir do que no negócio em si. Visualize o tipo de pessoa em quem se quer tornar e trabalhe essa pessoa todos os dias. Leia tudo o que o ajude a crescer e valorizar-se cada vez mais. Pratique esse hábito diariamente.
4. Peça ajuda
Não precisa de fazer esta caminhada sozinho. Arranje um coach, mentor, amigo ou conhecido que possa modelar e que o apoie durante o processo. Para várias acções não precisa de reinventar a roda, ela já foi inventada e você pode aproveitar o que está criado!
Agora é só começar!
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.