Hoje falamos um pouco da paixão por vender. Sabe do que falamos? Daquela paixão que já teve provavelmente quando iniciou a sua carreira comercial?
Pois é, com o tempo, e com as dificuldades que esta profissão encerra, vamos perdendo aquele ímpeto inicial.
Hoje deixo-lhe 10 conselhos que o vão ajudar a retomar a sua paixão por vender!
1. Procure evoluir diariamente.
Procurar desafios que o façam sentir que está a progredir é uma das formas de se manter motivado. Seja uma nova carteira de clientes, seja mudar de área de negócio. Sempre que temos um desafio pela frente, o factor “novidade” ajuda-nos a ficar mais motivados.
2. Cuide da sua motivação, não deixe que ela bata no fundo.
Se sentir que está a ficar desmotivado, fale com alguém sobre isso. Parece simples, mas muitas vezes deixamo-nos ir ao fundo e aí é muito mais difícil sair de lá.
3. Peça autonomia.
Quando temos autonomia numa área, sentimo-nos mais motivados e a motivação é um dos elementos que sustêm a paixão em qualquer área. Por exemplo, na negociação com os seus clientes.
4. Rodeie-se de vencedores.
Se passa a vida junto de pessoas que se queixam, a sua fasquia em termos de evolução será muito baixa. Seja no seu grupo de amigos, seja nas pessoas com quem se dá no trabalho, eleve a sua fasquia.
5. Modele o seu comportamento pelo dos melhores.
Tal e qual como no desporto, observe na sua empresa ou na concorrência quem dá cartas e veja como o fazem. Se a roda já está inventada, porque é que temos de a reinventar?
6. Corra atrás do dinheiro dos seus clientes e não do seu.
Vai ver que se o fizer, o seu irá aparecer. Ou seja, ajude os seus clientes a ganhar dinheiro. Vai ver que o seu irá aparecer numa fase posterior.
7.Cultive as relações internas na empresa.
Por melhor vendedor que seja, nenhum homem é uma ilha. O seu sucesso depende em grande parte de todos dentro da empresa. Os comerciais, como vivem muitas vezes fora da empresa, negligenciam a criação e manutenção das relações na empresa. O que acontece é que nos momentos em que surgem problemas é muitas vezes a boa vontade que ajuda a resolvê-los.
8. Procure crescer como comercial.
Faça formação, tire cursos, leia livros, procure informação na Internet. Nunca na vida existiu tanto material disponível para aprender e evoluir. Não veja a formação como algo que é da responsabilidade da empresa apenas. Aposte em si!
9. Não descuide a aprendizagem do negócio do seu cliente.
Se não o entender na perfeição, não irá servir de muito como comercial. Será mais um apontador de encomendas do que um parceiro de negócio que aporta valor.
10. Pense fora da caixa.
Inove na abordagem aos seus clientes. Se for igual a todos à sua volta… não vai conseguir destacar-se no mundo super concorrido dos comerciais.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.