E por isso mais vale não se mexer muito, não fazer grande alarido nem sair do lugar, pois está muito calor e os clientes de certeza que estão a descansar. A pergunta que se impõe é: mas estarão TODOS derretidos?
Muitas empresas começam a desacelerar nesta altura do ano. Para além do calor que se faz sentir, instala-se uma espécie de torpor generalizado. As pessoas pensam nas férias, no retemperar energias, em parar um pouco e pensar como será o próximo semestre.
Sem dúvida que parar faz sentido. Muitas vezes é a única maneira e a altura por excelência em que se avaliam os 6 meses decorridos e são pensados os 6 meses seguintes.
Acontece, no entanto, que nem todos os clientes vão de férias e mesmo a meio gás, as empresas continuam a produzir e a vender. Aliás, esta é a altura do ano melhor para efectuar determinado tipo de acções com os clientes e com a sua equipa. Senão vejamos:
Surpreenda-os
Os seus clientes ainda não foram de férias? Já pensou em fazer qualquer coisa de diferente? Porque não os convida para um dia na praia? Ou um almoço numa bela esplanada? E que tal enviar refrescos ou gelados no dia em que sabe que a equipa está reunida a trabalhar no plano semestral?
Qualquer mesa pode ser utilizada para uma bela reunião, até a de um café à beira mar!
Esta altura do ano é por natureza mais descontraída e por isso algumas das reuniões mais produtivas ocorrem em ambientes diferentes, menos formais e onde o à-vontade impera. Os seus clientes vão inclusivamente agradecer sair da rotina por uns momentos e começar a aproveitar desde já o sol e o calor.
E quanto aos seus produtos ou serviços? Promoções de Verão por vezes são as que melhor resultam. Se a sua empresa tiver produtos que estão em armazém sem rotação, ou que podem ajudar a dar outro alento a outros produtos, experimente apostar neles nesta altura.
Todos gostamos de novidades e a palavra Verão é sempre apelativa. Lembra sol, calor, praia e descanso e podemos aproveitar essa altura para proporcionar momentos diferentes aos nossos clientes. Basta puxar pela imaginação…
Preveja o futuro
Conhece bem a empresa do seu cliente? Então saberá de certeza quando as pessoas vão de férias e quando ficam na empresa e em que alturas. Pensando bem, o tempo médio de férias são cerca de 3 semanas… mas por vezes esse tempo é o suficiente para as coisas correrem bem ou mal com a sua empresa e a deles. Prepare o Verão antes de ele se instalar:
– Saiba quando são as férias dos decisores na empresa. Se quiser vender produtos/serviços terá de ser a esses e convém que estejam todos presentes;
– Tenha cuidado com as condições de pagamento durante as férias e esteja atento à pessoa “que assina os cheques”;
– Caso seja necessário, considerando o tipo de negócio, preveja stocks de produtos para que estes não falhem ao seu cliente durante as SUAS férias. Pode evitar muita confusão e o cliente ficará agradecido porque não teve falhas de produto;
– Se está para breve a decisão de uma proposta, prepare o terreno para não ter um susto quando voltar;
– Se está em processo de trabalho, formação ou consultoria, então programe os passos para antes e depois das suas férias e as dos seus clientes, para que mesmo na sua ausência eles sintam que o projecto está entregue e a “rolar”.
Arrume a casa
Então e o que fazer com a sua equipa, ou a que está a trabalhar, durante os tempos de férias?
Mais uma vez, a altura é a perfeita para descontrair com eles e conseguir fazer algumas das coisas que com o stress e a correria do costume não consegue:
– Reúna a equipa e reveja os objectivos atingidos durante a primeira metade do ano. Serve ainda para validar alguns dos indicadores de medição que está a usar ou então criar uns novos;
– Prepare um almoço de Verão e faça-os descontrair um pouco. Uma ida à praia resulta para os seus clientes e para a sua equipa;
– Prepare as SUAS férias e as da sua equipa, garantindo que, de algum modo, todos têm “backup” e todos estão ao corrente do estado das propostas e das acções para que não haja nenhuma surpresa;
– Quando estiver de férias não esteja sempre a controlar a sua equipa… se deixou tudo bem encaminhado, está bem entregue e eles irão contactá-lo se houver alguma urgência.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.