Admito que não é minha a citação e não me recordo do seu autor, mas acredito que sim. O problema é que teimamos em não ver as pistas que os outros casos de sucesso vão deixando.
O sucesso na nossa sociedade ainda é muito conotado com ambição, e, infelizmente, quando alguma empresa o alcança num curto espaço de tempo, é rotulada como oportunista e envolvida em algum tipo de negociata.
Mas o sucesso será apenas uma boa faturação? Crescer de forma sustentada ao longo de anos não será algo também notável? E quanto a ter uma equipa unida e motivada? E uma máquina de marketing montada de forma eficiente e com resultados mensuráveis?
O sucesso pode refletir-se de muitas maneiras diferentes e muitas das empresas com quem trabalhamos nas várias áreas pretendem um sucesso na equipa, conseguindo manter, motivar e recrutar pessoas com garra e empenho, construindo uma equipa de sonho. Outras pretendem apoio nas vendas, para que a formação seja a semente de um processo comercial sólido e consistente.
Muitos responsáveis de empresa precisam de apoio na liderança, para que possam ter o maior sucesso possível a chefiar as suas equipas e outros necessitam de maiores desafios pessoais, pois acreditam no crescimento pessoal como forma de melhoria contínua.
Sendo assim, da próxima vez que vir uma empresa com sucesso procure bem que pistas foram deixadas, para que possa assim modelar e aprender com o sucesso de outros.
Posso já adiantar umas quantas que temos identificado, e que provavelmente já o deixaram a pensar…
Focus
Ou Visão, ou lema, ou “drive”, como está ainda na moda. Estas empresas e as pessoas que nelas trabalham estão focadas, perfeitamente orientadas para os seus objetivos. E ainda mais importante e especial do que ter objetivos de empresa é ter um conjunto de objetivos pessoais que se interligam com os da empresa.
As visões ou metas, lemas ou outros nomes que possamos dar, não são mais que o farol que guia a equipa para o que se pretende atingir, o tal sucesso.
Por isso, como costumamos dizer, ter uma visão ou missão é bonito, desde que toda a equipa a entenda, a incorpore e a faça como sua, desde que isso lhes diga algo, que entendam o que é esperado de cada um para o sucesso do todo.
E mais do que ter esse lema, reveja os objetivos com a equipa mensalmente, trimestralmente, mas com a frequência suficiente para não se esquecerem.
Auto motivação
A garra, o empenho, a força que leva alguns de nós a acordar de manhã faz a diferença no sucesso das equipas e das empresas.
E aqui, infelizmente, não há muitos segredos.
Depende de cada um de nós, da capacidade de nos auto motivarmos, de sermos congruentes entre o que pensamos e o que fazemos, de nos sentirmos realizados, e, acima de tudo, de termos a coragem de perseguir os ideais em que acreditamos.
Muitas pessoas não estão motivadas, porque se acomodaram à situação em que estão e por isso acreditam que nada de bom irá acontecer nunca.
Se tem a certeza de que o seu futuro pode estar noutra empresa, noutra equipa, não esqueça esse sonho e trabalhe para que possa ser uma realidade.
Mas se não tem a coragem de mudar a sua vida, então enfrente a realidade que tem e faça por buscar a motivação!
Nós temos uma capacidade incrível de nos auto motivarmos, se quisermos, se tivermos vontade de agarrar o futuro com as nossas mãos, pois somos nós que o fazemos.
Coaching
Muitas empresas de sucesso têm apostado, quer de forma interna, quer externamente, num trabalho de coaching.
O coaching tem permitido a muitas empresas conseguir aumentar o rendimento e o potencial dos colaboradores e das equipas, através de processos estudados e rentabilizados.
Seja o apoio de um coach interno, que atua como facilitador da melhoria de performance das equipas, quer de um coach externo, mais direcionado para o coaching de executivos, o ter alguém de fora a apoiar a validação e a permitir que o crescimento se faça ainda mais rapidamente tem sido a chave do sucesso de muitas empresas.
São 3 pontos simples de muitas outras pistas que nos são facultadas e às quais muitos empresários teimam em virar os olhos.
Se acredita nas pistas e quer saber como as colocar em prática, contacte-nos para uma reunião de diagnóstico, onde, de forma prática, veremos as pistas que pode aproveitar.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.