Aposto que pediu saúde, paz, dinheiro, sucesso, entre outras coisas, o que é bastante normal pedir e fez, sem dúvida, muito bem.
Aparentemente, as 12 passas durante as 12 badaladas fazem a diferença para todo o ano que se avizinha!
E para a empresa? O que pediriam as “empresas” se estas comessem as passas também?
Mas porque não pode a equipa dar uma prenda a si mesma e com as 12 passas pedir algo de diferente?
Em todos os sites de empresas encontramos sistematicamente dois tópicos: Missão e Visão. Cumprem de um modo geral os requisitos e disponibilizam aos interessados informação importante sobre o que é a força motriz da empresa e o seu lema de trabalho.
Mas até que ponto reflectem o que as pessoas sentem de facto?
Sentimos, quando trabalhamos com as equipas, que para a grande maioria a Visão ou Missão são frases bonitas, com palavras que traduzem aspirações grandes, inspirações maiores, mas com as quais ninguém se identifica.
Muitas dessas Visões e Missões foram vertidas de sites institucionais e são aplicadas em Portugal. O problema não é, de alguma forma, estarem erradas, antes pelo contrário. O problema é a congruência.
O que são Visão e Missão
Antes de mais, e para recordar os mais esquecidos, a Visão pretende ser um legado, um desejo, algo por vezes “maior do que a empresa e do que os seus colaboradores” e que pode nem ser possível provar. Tem de inspirar não só a equipa, mas também os clientes, fornecedores e parceiros a trabalhar todos os dias para conseguir esse mesmo objectivo. A Missão resume como a empresa, com a equipa que tem e os meios ao dispor, irá conseguir atingir essa meta. No fundo, traça o caminho para chegar à Visão e orienta nessa conquista.
Deve estar presente na mente de todos e ser a força motriz que alimenta a equipa.
Envolver a equipa
E se a próxima Visão e Missão fosse construída pela sua equipa?
Independentemente de existir já uma Visão e Missão institucionais em muitas empresas, temos criado dinâmicas muito engraçadas com equipas para que sejam elas próprias a construir uma Visão e Missão diferentes.
Estas são as bases que qualquer empresa precisa mais do que um conjunto de procedimentos elaborado, planos de formação, marketing estratégico, política de avaliação e regalias, entre outras coisas. Mais do que tudo isto, a equipa precisa de estar envolvida em algo, de saber para que serve ir trabalhar todos os dias, que existe algo “maior” que eles e para o que estão a contribuir.
A Visão e Missão são como os alicerces de uma casa e todos sabemos que quanto mais bem implementados estiverem, mais segura e resistente será a casa.
Reúna com a sua equipa e aproveite que Janeiro é o mês dos “kick off’s” para trabalhar com eles em algo que os motive e inspire. Crie uma visão ou missão por departamento, se achar importante, ou outras mais impactantes, ou um Lema de 2011, por exemplo. Construa algo simples, mas em que eles acreditem e que poderá fazer a diferença este ano.
Congruência
Tem de existir uma correlação lógica entre o que dizemos e o que fazemos. Muitas vezes observamos empresas com Missões e Visões fantásticas, mas que são “boicotadas” sistematicamente. E não estamos a falar em algo propositado, mas deslizes que ocorrem e podem deitar a perder o que são os símbolos de conduta que a empresa quer ter.
Os exemplos de incongruências são imensos, mas acima de tudo advêm da falta de identificação que a equipa tem com as frases da Missão e Visão e o que o significado das mesmas implica. Se a Visão é inspirar os outros, temos de viver com essa frase na nossa mente, e em cada pequeno gesto contribuir para essa inspiração. Se como Missão temos um serviço de qualidade, temos de estar preparados para o fazer… sempre.
Se a meta é a inovação, então tem de existir uma aposta séria em Investigação e Desenvolvimento de novas soluções e, obrigatoriamente, sair fora da caixa.
Quando os colaboradores compreendem a verdadeira dimensão da Visão e Missão, adquirem outra postura e maneira de ser, pelo que, a nosso ver, vale a pena investir um pouco de tempo a preparar a Visão e Missão da SUA equipa para 2011.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.