Nas vendas, como em tudo na vida, quanto maior for a nossa rede de networking de contactos, mais portas temos a possibilidade de abrir.
As pessoas gostam de fazer negócio com as pessoas que conhecem e em que confiam. Gostam, acima de tudo, de recomendar apenas as pessoas em que confiam.
O processo de “Networking” ou de criar e dinamizar uma rede de contactos é um dos mais valiosos para a actividade comercial.
A verdade é que se olhar à sua volta, as pessoas que possuem uma vasta rede de contactos raramente estão desempregadas por muito tempo. São também aquelas que conseguem entrar em clientes em que muitas vezes os outros não conseguem.
Manter uma rede de contactos não é tarefa fácil, é algo que envolve investimento de tempo e, acima de tudo, um processo de “Networking” organizado e sistemático.
Um dos maiores erros que vejo frequentemente é o facto de os comerciais despenderem tempo e energia com pessoas que não vão ser de nenhuma mais-valia neste processo.
Mesmo quando os vejo nos eventos, supostamente a altura ideal para conhecer novas pessoas, têm tendência a associar-se a pessoas que possuem uma rede de contactos muito fraca ou até inexistente.
Quando fazemos “Networking”, temos de pensar sempre em qual é a mais-valia do contacto que estamos a estabelecer.
Não nos adianta de nada estarmos a investir tempo com pessoas que não sejam uma mais-valia para a nossa actividade.
Trata-se, por certo, de uma atitude um pouco egoísta, mas temos de pensar que o tempo que temos não é infinito. À semelhança dos nossos recursos financeiros, temos de saber investi-lo, para termos os melhores resultados possíveis.
O nosso objectivo será investir tempo com pessoas que nos possam ajudar em termos comerciais ou profissionais.
Uma das questões que nos colocam habitualmente nos cursos é: “Então qual o melhor sítio ou sítios para conhecer as pessoas que nos interessam neste âmbito?”.
O local ideal dependerá da nossa área de negócio. Temos de olhar à volta e pensar onde estão as pessoas que nos poderão ajudar.
Onde é que podemos conhecer potenciais clientes ou potenciais contactos para a nossa rede?
Depois de termos determinado os sítios ideais, temos de pôr mãos à obra e começar a conhecer as pessoas nesses meios.
Mas lembre-se sempre.
As pessoas com as melhores redes de contactos entendem que um dos princípios mais básicos do “Networking” é o factor “reciprocidade”.
Temos de dar algo para receber algo.
Seja a nossa experiência para os ajudar a resolver um problema, seja colocá-los em contacto com um contacto nosso que lhes interesse, ou qualquer outra coisa que eles precisem e nós possamos disponibilizar.
Nestes processos temos de semear para colher.
Comece já hoje. Olhe à sua volta e veja onde é que poderá angariar mais contactos para a sua rede.
Algumas sugestões:
- Câmaras de Comércio
- Associações empresariais
- Conferências / Congressos
- Encontros de profissionais
- American Club of Lisbon
- Sistemas de “Networking” na Internet (www.linkedin.com)
- BNI (www.bni.pt)
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.