Num mundo em que se procuram vantagens competitivas, marcar a diferença é algo fundamental para as empresas.
Mas a que custo?
Vemos aparecer novos produtos e serviços, novas abordagens a mercados já muito explorados, algumas guerras de preços, enfim, um sem número de ideias e recursos para fugir ao marasmo económico e ser diferente.
Mas os seus clientes conhecem bem os seus produtos e serviços?
A sua empresa tem o seu espaço e a sua credibilidade?
Já ouviu falar em DAR para depois RECEBER?
Notamos que poucas empresas fazem cálculos sobre o que podem efetivamente dar. Quando trabalhamos com os departamentos operacionais e de marketing, tentamos perceber que orçamento está alocado a atividades deste tipo. Senão, garantimos que passa a estar contabilizado um orçamento e que, acima de tudo, que está criado um objetivo em termos de vendas por ações desta natureza.
Se guerra de preços não é algo que aconselhemos, de todo, como podemos então dar de modo diferente?
Pela nossa experiência, são poucas as empresas que podem efetivamente dar produtos e serviços, seja por um período de tempo reduzido, ou por um tempo indeterminado. Mas se quiser testar algo diferente, porque não descobrir este maravilhoso mundo? Fará não só algo diferente, como poderá criar parcerias únicas e duradouras com outras empresas.
Como o fazemos?
- Faça uma lista dos itens que dá, hoje em dia, a custo zero
Não imagina a quantidade de ofertas que as empresas dão hoje em dia, sem o contabilizarem como oferta, incorrendo em problemas financeiros complicados e evitáveis.
Desde serviços de assistência gratuita, call center grátis, apoio 24 horas, serviços ou produtos complementares, pequenas ofertas ou brindes, horas de trabalho gratuito e não contabilizado, entre outras.
- Faça uma lista de itens que pode oferecer e neste momento não o faz
Quando trabalhamos em brainstorming encontramos imensas ideias de produtos/serviços que podemos dar e não damos. Neste contexto, podem estar produtos/serviços de entidades externas à nossa empresa, desde empresas complementares a outro tipo de ofertas radicalmente diferentes.
- Faça uma lista de empresas com quem tem parcerias, incluindo as que já lhe deram a si coisas de graça
É uma forma de promoção da sua empresa e das outras empresas parceiras
- Colabore efetivamente em DAR
Dar é, de facto, fantástico. Colabore com causas de solidariedade social e dê-lhes, efetivamente, algo.
O mais importante é contabilizar todo este marketing, incluir este tipo de ação em budget e estimar os ganhos de cada uma das ações.
Dar atrai mais…
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.