Quem nunca ouviu esta frase, “não fazem mais que a sua obrigação” dita por chefes de equipas? Ou outras, como “a mim nunca me deram parabéns e sempre fiz bem as coisas”? Como dizia alguém, a motivação é como o banho, deve tomar-se um todos os dias. Por isso, a cada elemento da equipa temos de reconhecer o que faz de bem e direcionar para as melhores práticas o que faz menos bem.
O dizer “bom trabalho” ou “parabéns” ainda não paga imposto, e não cabe só às chefias fazê-lo, mas a todos os elementos da equipa. Claro que dito pelos responsáveis da equipa reveste-se de outra importância, mas é sempre preferível ver colegas a parabenizar outros que a comentar o sucesso como pura sorte.
A motivação tem obviamente duas componentes, a intrínseca e a extrínseca. A intrínseca tem a ver com o que cada um sente como paixão, como forma de estar, o que dá coragem e força para levantar todos os dias e trabalhar com afinco. Ninguém nos pode dar esta motivação, tem a ver com os valores e paixões de cada um. Claro que estar a trabalhar em algo que nos entusiasme ajuda, e muito!
A motivação extrínseca é a que vem de fora, a dos nossos colegas, familiares, amigos e chefias que nos “enchem” de entusiasmo e energia e que nos ajudam em momentos mais difíceis.
Curiosamente em Portugal temos uma cultura do erro e não do prémio ou da motivação. Somos muito rápidos a criticar e a apontar as coisas em falta, o que ficou por fazer, o que correu mal, mas pouco céleres a entusiasmar pelo que foi bem feito, pela conquista ou sucesso. E lá está, muitas vezes seguem-se desculpas ou justificações desse sucesso como sorte, como o completar um trabalho já iniciado, entre outras.
Mas tal como na liderança, na motivação não podemos ter a mesma forma de estar em todos os colaboradores. São diferentes em termos de competências e do que os motiva para atingir resultados cada vez mais desafiantes, e ainda temos de ponderar a motivação transgeracional.
Existem assim várias formas de motivar consoante estas variáveis, e com maior ou menor envolvimento de investimento.
Motivação “Bom trabalho”
Dizer “bom trabalho” a alguém por ter tido um bom desempenho não soa a “falso” e tem por vezes um peso enorme na motivação do colaborador. “Parabéns” e “Obrigado” também entram nessa categoria.
Mostre à sua equipa que está satisfeito com o trabalho que estão a realizar e que o sucesso passará pela consistência desse trabalho. E quando a performance fica aquém da que esperava, oriente pela positiva. Muitas vezes damos por nós a dizer para alguém não fazer isto ou aquilo, mas poucas vezes orientamos para o que queremos na realidade que se faça.
Motivação Aspiracional
Só dar os parabéns à equipa não chega, e como tal precisamos de mais fontes de motivação.
E é agora que falamos nos prémios! Claro que são importantes! Ter comissões ou prémios de performance é importante, e sim, são fontes de motivação. Mas por outro lado, e por incrível que pareça, o dinheiro não é tudo, e para certas gerações não é de facto “o” factor a considerar.
Prezam mais liberdade de horários, premiar a criatividade e capacidade de criar e implementar ideias novas nos locais onde trabalham. Preferem tardes de folga ou dias livres a muito mais dinheiro.
Sentem que a empresa aposta neles, quando são financiadas certas formações, quer através do pagamento das mesmas, quer criando condições para que possam participar sem prejudicar o trabalho deles e dos outros.
Outra forma de motivar para alguns colaboradores é aumentar a responsabilidade, criar um plano de carreira para que sinta que a aposta da empresa no seu crescimento pessoal e profissional é grande e que contam com ele.
Motivação Criativa
Já pensou em ter o empregado do mês? Em ter um quadro de honra para os seus comerciais? Em fazer o top de relatórios do cliente mistério?
Há formas criativas de apoiar a equipa e de os motivar. Podem ser momentos em que a equipa está junta e pratica um desporto, uma reunião num restaurante ou bar em happy hour, inscreverem-se em provas de corrida, fazerem um almoço de equipa na praia ou em formato piquenique, etc.
E isto só para dar alguns exemplos!
Por isso, vai com certeza passar a motivar mais a sua equipa, a não ter receio de dar os parabéns e de dizer sempre que tiver oportunidade “bom trabalho”.
Se não o faz, vai surpreendê-los de certeza e não vai voltar a pensar que “não fazem mais que a sua obrigação”!
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.