Sim, fomos contaminados pelo Halloween e o “trick or treat” tornou-se comum em muitas cidades do nosso país. Em português será mais “doçura ou travessura”, sendo que em muitos lugares ainda se mantém a tradição, essa sim muito nossa, do Pão por Deus.
É inevitável a importação de uma ou outra tradição, e esta não é a única nem será a última, embora na sua grande maioria poucos conheçam o que está por trás do Halloween. O dia das bruxas é festejado na noite de 31 de Outubro. Teve origem nos antigos povos da Grã-Bretanha e Irlanda, que acreditavam que na véspera do Dia de Todos os Santos os espíritos voltavam para as suas casas. Aos poucos, a comemoração foi-se tornando mais geral e outros rituais começaram a ser praticados, mas sempre em tom de brincadeira, como adivinhas e jogos para saber quem iria casar ou ganhar muito dinheiro naquele ano. Daí a doçura ou travessura e o facto de se mascararem de forma assustadora.
Mas não vou dissertar sobre festividades. Acho piada, no entanto, à fracção mais doce desta tradição, o doce como recompensa, que acaba por ser sempre a mais apetecida.
E nas empresas, não gostamos de recompensas? E de recompensar?
A criação de indicadores de performance e a remuneração variável estão sempre presentes nas empresas. É tão ou mais importante definir um conjunto de indicadores justos e incisivos como criar um sistema de recompensa que promova a adopção de comportamentos positivos. No entanto, existe um conjunto de orientações que devem ser seguidas.
Indicadores de desempenho
Não são destinados apenas à actividade comercial, mas sim a todos os sectores de actividade da empresa. De facto, as tarefas e funções de cada colaborador devem ser monitorizadas e medidas, e, de alguma forma, o excelente trabalho de cada um deve ser recompensado.
Devem ser estabelecidos indicadores para cada departamento, com foco principalmente nas tarefas mais complexas e objectivas. Em termos de produção, podem ser os dias parados, acidentes de trabalho, enganos de produção, encomendas satisfeitas a horas. Na área administrativa, por exemplo, temos os prazos médios de pagamentos e recebimentos, as facturas feitas por clientes, entre outras.
Claro que a área comercial é a mais fácil para estabelecer indicadores. Desde conquistar clientes novos, manter existentes, valor médio de uma venda, aumento de painel num cliente, manutenção de clientes, etc. No marketing também podemos estabelecer várias, desde o ROI por campanha, até ao time to market de determinados produtos.
Seja qual for a dinâmica da sua empresa, pode e deve definir algumas das orientações para as suas equipas, para que se possa monitorizar de forma constante o crescimento e seguimento de actividades decisivas para a empresa, não esquecendo que tem de ser definido um intervalo de tempo em que os diferentes elementos serão medidos, bem como a sua periodicidade.
Recompensa
Sempre que os indicadores são medidos, tem de existir obrigatoriamente uma consequência positiva ou negativa. Muitas vezes o problema maior é que não existe qualquer tipo de consequência, entenda-se, um e-mail de felicitações, uma palavra de incentivo ou uma chamada de atenção.
Se temos possibilidade de fazer algum tipo de remuneração variável, temos de pensar como podemos implementá-la. Ou em função de percentagem de crescimento, ou aumento de margens da empresa, ou em função do lucro da empresa.
Também podemos pensar numa remuneração com pequenos bónus ou prémios, que podem ser desde pequenos vouchers de empresas, como de supermercados ou lojas de electrodomésticos, até vouchers de hotéis, SPAs e viagens. E pode ainda haver outro tipo de remuneração que envolve a aspiração de melhoria e crescimento dos colaboradores, tais como formações de executivos, cursos de línguas, de computadores, só para referir alguns.
Por isso, de cada vez que pensar no “trick or treat”, pense em que doçuras está a sua empresa a apostar para motivar os colaboradores todos os dias. Não deixe de celebrar um pouco de Halloween todos os meses ou trimestres para manter a dinâmica da equipa e a vontade de vencer e de conquistar novas formas de trabalhar cada vez melhor e com mais sucesso.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.