Algumas ideias sobre motivação!
Em tempo de Páscoa manda a tradição que haja troca de pequenas ofertas entre padrinhos e afilhados. E na nossa equipa? Será que marcamos de alguma forma este momento?
Ainda deparamos em Portugal com a cultura de punir o erro e celebrar ou marcar pouco o que é bem feito. Escutamos muitas vezes frases como “Não fazem mais que a sua obrigação”, “é para isso que lhes pago”, “devem estar gratos por ter emprego”, e isto só para dar alguns exemplos.
Algumas destas frases têm a sua razão de ser.IT Certification É espantoso como vemos tantas pessoas desajustadas do que estão a fazer como trabalho, que não prestam atenção aos detalhes, que parecem desligadas ou desinteressadas e não procuram agradar à única pessoa que lhes dá o emprego, os seus clientes. É por pormenores que os conquistamos e por pormenores que os desiludimos e fidelizar é cada vez mais um desafio.
Mas e quando temos equipas em que temos colaboradores que fazem mais do que lhes compete, quer para o ciente externo, quer para o interno? E quando alguns dos nossos colegas ligam aos detalhes e conquistam clientes dessa forma?
Vamos falar então de remuneração criativa! Mesmo com o contexto que atravessamos, mesmo com dificuldades financeiras, é possível encontrar formas de remunerar a nossa equipa, contribuindo dessa forma para a sua motivação.
Remuneração Fixa
Esta é fácil de explicar e todos estamos bem cientes dela. Algumas remunerações fixas viram cisco 640-864 o seu montante deixar de ser tão fixo como gostariam, e inclusivamente a descer. Hoje os salários que se praticam estão, em alguns casos, muito diferentes dos que eram praticados há 3 e 4 anos, mas de qualquer forma existe sempre uma remuneração fixa.
Remuneração Variável
Aqui começam a existir outros desafios. É vulgar para cargos comerciais existir uma remuneração variável. Provavelmente, o seu valor também foi descendo, mas não deixa de ser importante ver sob que critérios é fixada essa mesma remuneração variável ou prémios.
Para a actividade comercial é mais simples estabelecer estes critérios. Para além do cumprimento dos objectivos de vendas, podem ser considerados outros indicadores. Estes têm em conta a saúde da empresa e o trabalho do comercial nas várias fases do ciclo da venda. Dessa forma, é possível monitorizar e medir o número de novos contactos criados em termos de prospecção, as propostas ganhas vs propostas perdidas, número de oportunidades criadas em clientes já actuais, margem média das vendas efectuadas, etc.
No fundo, desafiar as equipas a focarem-se na venda, mas também nas áreas que são determinantes para encher o pipeline.
E quanto às equipas que não estão directamente envolvidas nas vendas? Aqui podem ser criados outros indicadores que têm a ver com a qualidade do serviço que prestam, seja assistência pós venda, técnica ou outra. Na área de produção existem indicadores como número de horas de paragem, erros nas encomendas, percentagem de desperdício, entre outros.
Como vê, qualquer equipa pode e deve ter o seu conjunto de indicadores e receber um prémio sempre que estes objectivos sejam atingidos.
Remuneração Aspiracional
Por vezes, não temos capacidade instalada para dar prémios, mas queremos de alguma forma reconhecer os colaboradores.
Conhece as aspirações da sua equipa? Sabe o que gostavam de fazer em termos de formação, de desenvolvimento de outras competências?
Em certas empresas, a formação interna feita pela equipa é uma prática constante. Os colaboradores são envolvidos para ajudar outros. Por vezes, é dada a oportunidade de participarem em formações externas, sendo que em alguns casos se desenvolvem competências paralelas, mas que motivam as pessoas, tais como uma formação de liderança a um colaborador que pode vir a assumir essa posição.
Remuneração Motivacional
As “amêndoas” podem vir em muitas embalagens diferentes. E porque não premiar a sua equipa com a possibilidade de uma tarde livre por mês para poderem fazer voluntariado ou outra actividade que os preencha? Precisa de saber o que os move dentro e fora da empresa, e de poder chegar a cada um dessa forma.
E não se esqueça de que “parabéns”, “obrigada” e “bom trabalho” sabem sempre bem e ainda não custam nada!
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.