Falemos hoje do que motiva as suas pessoas!
Só consegue falar a todos os colaboradores da mesma maneira se todos eles tiverem exactamente o mesmo tipo de perfil comportamental, forem iguais em feitio e em maneira de ser, tiverem os mesmos objectivos de vida, as mesmas expectativas, os mesmos valores e forem, em suma, cópias uns dos outros.
Penso, no entanto, que isto seja impossível encontrar, por isso terá, ou deverá, falar com cada um de forma diferente, motivá-los de forma única e singular, abordar os desafios de forma diferente e aproveitar o que cada um tem de melhor e potenciar de forma inegável para a construção de um todo maior.
Um dos desafios maiores que as empresas enfrentam desde sempre é a falta de comunicação entre todos e nos vários sentidos e direcções, ou seja, das chefias para as equipas e destas para o topo, e ainda entre os elementos das várias equipas.
E quando trabalhamos com algumas empresas que enfrentam desafios de equipa, a falta de uma comunicação eficaz é sem dúvida um dos maiores causadores de problemas de equipa.
Como os seus colaboradores não são todos iguais e porque a comunicação correcta e eficaz pode fazer a diferença na criação de uma equipa de alto desempenho, o líder tem, acima de tudo, de conhecer a sua equipa e seguir um conjunto de directrizes.
Comunicação Efectiva
Não basta dizer que fazem reuniões de equipa para garantir que a comunicação existe e é eficaz.
Haver comunicação efectiva pressupõe que todos sabem para onde a empresa caminha, a sua visão e a missão. Os objectivos são partilhados e todas as equipas estão envolvidas em conseguir atingi-los.
Estes objectivos são os chamados SMART, ou seja, são específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e têm um espaço de tempo dentro do qual se têm de realizar.
Se as equipas e cada um dos colaboradores souber o que se espera de si para atingir esses objectivos, conhecer a estratégia da empresa e viver esse dia a dia de forma notável, então podemos dizer que temos comunicação eficaz na empresa.
Diversidade de competências
Se todos na equipa fossem iguais, seria muito, mas mesmo muito pouco interessante!
O segredo de um líder é de facto aproveitar a diversidade de competências que tem na equipa. Nem todos têm de fazer a mesma coisa do mesmo modo, e se conseguirem complementar as dificuldades que cada um deles tem com as mais-valias dos outros, então estão verdadeiramente fortes e transformam-se numa verdadeira equipa.
O conhecimento total de uma equipa encontra-se na partilha das mais-valias de cada um na perseguição de um mesmo objectivo.
Cabe ao líder saber como utilizar os talentos de cada um para um bem maior.
Tomada de decisão eficaz
A tomada de decisão por parte dos colaboradores acelera e faz funcionar melhor a equipa. Quando há liberdade de decisão, notamos que aumenta a agilidade da equipa. Primeiro que tudo, tem de se certificar que os seus colaboradores entendem e respeitam a liberdade de actuação que têm.
Uma vez entendida essa liberdade por parte de cada um, é deixar que as decisões sejam tomadas. Fortalece a liderança, ao contrário do que possa pensar, e torna as equipas mais responsáveis e maduras.
Partilha de identidade comum
Quando foi a última vez que convidou os seus colaboradores a revisitar os valores, visão e missão da sua empresa?
Uma das maiores necessidades que temos é o sentido de pertença. O pertencer a uma equipa, a uma empresa, é o modo de nos revermos em algo que construímos ou apoiamos a construir.
Por essa razão, procure ir revendo os seus valores e os da sua empresa com a sua equipa, para que todos os elementos os incorporem como seus e entendam que no fundo trabalham para si mesmos.
Cada vez se ouve falar mais em equipas de alto desempenho. Mas está cada vez mais difícil conseguir este tipo de equipa. A conjuntura que vivemos, a crise, os problemas de pagamentos, entre outros factores, têm contribuído para que seja difícil manter equipas unidas para uma mesma meta.
Cabe aos líderes de hoje fazerem o melhor pelas suas equipas, adaptando-se a um mercado diferente, incentivando as equipas a criar e a inovar todos os dias, fortalecendo a união e a motivação, para que se consiga fazer esta “travessia no deserto”.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.