E você atende?
E quando foi a última vez que viu ou recebeu publicidade de uma empresa verdadeiramente surpreendente?
As constantes mutações do mercado são um desafio para todas as empresas, na medida em que se torna necessário captar mais clientes e fidelizar clientes atuais.
Não é a Pandemia que vai alterar esse facto. Hoje, fazer marketing eficaz é um quebra-cabeças.
Nesta área do marketing, os desafios com que nos deparamos são interessantes e encontramos um denominador comum nas empresas, independentemente da sua dimensão.
Em primeiro lugar, temos as ações de marketing em si. Mesmo com planos de marketing criados e parcialmente implementados, o “medir” é muitas vezes esquecido. Depois vem o implementar, de facto, as ideias nascidas de reuniões de brainstorming.
Para além disso, temos um certo descuido em cuidar de quem já é cliente e hoje o mercado não se compadece com faltas de atenção deste tipo.
Mas como podemos ser de facto verdadeiros Marketeers?
Tem a certeza de que a sua mensagem é poderosa?
O problema não é o que diz, mas como o diz. Seja no email ou nas páginas de redes sociais, a mensagem que transmite tem de ser poderosa ao ponto de fazer alguém interessar-se por ela. Pense em algo que funcionaria para si…
- Não tenha medo de chocar. A probabilidade de lerem a mensagem é maior;
- Use pontos de interrogação. O seu cérebro começa a pensar automaticamente;
- Construa toda a informação no sentido do cliente, ou seja, como você ou a sua empresa o podem ajudar;
- Seja conciso e direto. Isto não é sobre a sua empresa, mas sim sobre como pode ajudar o seu cliente;
- Inclua um fator surpresa nas comunicações que realiza.
Tem a certeza de que faz follow up?
Estatisticamente, o retorno de campanhas de mailing e e-mail é reduzido. Mas o poder do follow up é tremendo. O investimento em marketing já é algo que custa fazer… pior será se não acompanharmos e seguirmos os prospects. É muito mais eficaz, em média, a existência de um follow up estudado, pois aumenta entre 5 a 10% o retorno. Agora pense se esse seguimento fosse no sentido de agendar reuniões, se seria uma boa ideia aumentar em 10% as visitas comerciais.
Crie guiões de seguimento, pratique com a equipa, defina KPI’s e atribua um prémio de performance.
Tem a certeza de que são só seus?
Neste momento, conseguir reter clientes é um feito. A maioria das empresas investe imenso tempo e recursos em conseguir aumentar a sua carteira de clientes, mas esquece-se de que está sentada, por vezes, numa mina de ouro.
Quando foi a última vez que fez uma revisão à sua base de dados e analisou clientes que não compram há mais de 12 meses? E tentou abordá-los nesse sentido?
Reserve sempre no seu plano comercial um espaço para clientes atuais e desenvolva ações para os manter.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.