Líder!
Muitos líderes são reconhecidos pelas suas palavras, acções, valores, princípios e modo como actuam com os outros, pela forma como atraem as pessoas da sua equipa e influenciam clientes e parceiros.
No entanto, são também as suas palavras que ajudam a construir o ambiente à sua volta, que o ajudam a construir uma reputação e a marcar o ritmo da empresa e da equipa, é pelas acções que serão estudados e julgados pela equipa.
O que observamos facilmente é que grandes líderes atraem pessoas excelentes.
Uma das coisas que observamos sistematicamente quando trabalhamos em projectos que envolvem a liderança de equipas é que mais importante do que aquilo que é dito, é a forma como é dito. Os bons líderes preocupam-se ainda com o conteúdo do que dizem, para que seja perceptível e que traga valor para todos. As mesmas palavras em contextos diferentes podem fazer toda a diferença entre ter uma equipa a 100% e ter uma equipa desmotivada.
O problema é que muitas destas palavras, algumas delas que até pensamos serem poderosas, acabam por parecer desprovidas de conteúdo e poderiam ser substituídas por outras bem mais expressivas.
Vamos fazer em vez de vamos tentar
O vamos tentar, o vamos abraçar novos desafios, o criar envolvência, pressupõe que até concordo com o que podemos fazer e que estamos todos envolvidos, mas falta algo. O vamos fazer impacta mais em todos e pressupõe que se está de facto a fazer alguma coisa e não apenas a pensar fazer ou a tentar que algo dê certo.
Há que falar como se algo estivesse já a acontecer e a ser construído e não ainda em plano de trabalho.
Como Líder, devemos ser eficazes ou sermos os melhores?
Claro que as equipas querem ser eficazes, e eficientes também, mas como quantificar? A eficácia pode medir-se, de facto, em número de clientes conseguidos, em resultados de vendas, em manutenção de clientes e de recursos na empresa e outros indicadores. Mas ter o sonho de ser o melhor é uma ambição diferente. Quer ser um líder eficaz ou o melhor líder? Quer um comercial eficaz na sua equipa ou o melhor comercial do mundo?
Diversidade ou inclusão?
Qual destas palavras causa mais impacto? Na questão de diversidade de produtos e/ou serviços, não tenho qualquer dúvida, mas na diversidade de mercados ou clientes que servimos não será mais interessante pensar em inclusão? Não queremos que todos, clientes e colaboradores, estejam incluídos na missão e visão da empresa? Ou seja, que haja inclusão de todos para que possam participar em todos os sucessos da nossa empresa?
Competente ou especialista?
Claro que se pretende que todos os líderes sejam competentes, mas especialistas em relações humanas é de facto fundamental. Não basta a competência na gestão de pessoas, mas a especialização é fundamental. Na prática gerimos as tarefas que estão atribuídas a cada um e temos de perceber que são humanos, tal como nós.
Ser um especialista pressupõe envolver de tal forma a equipa que esta reconheça naturalmente o especialista como tal.
Foco ou meta?
O que o inspira mais? A meta é algo que temos de atingir e puxa por todos, mas sem o foco total do grupo torna-se muitas vezes difícil ver a meta. Para muitos o foco engloba também a meta que queremos atingir e inclui também o foco no cliente, na equipa, nos produtos, no crescimento, entre outros.
O que queremos acima de tudo são resultados. Envolver uma equipa para ir à procura desses resultados é uma tarefa difícil. As intenções do líder têm de estar presentes nas acções de todos. Um líder que se preocupe em envolver a equipa tem de querer que todos sejam melhores, a começar por ele.
Tem de incluir toda a equipa na sua visão e missão e dessa forma inspirar à acção constante, em busca do aperfeiçoamento, da especialização e de resultados ambiciosos. Tem ainda que perceber que o foco de todos faz atingir metas cada vez mais audazes.
Precisamos de líderes proactivos, poderosos, respeitados e respeitadores, que sejam um exemplo para as suas equipas. Não interessa qual a dimensão da sua empresa, nem em que área de negócio está inserida, mas experimente mudar as palavras que utiliza no dia-a-dia e envolva todos nessa mudança.
Um bom líder têm boas pessoas consigo.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.