Vamos hoje falar um pouco de indicadores de gestão também designados por KPI’s.
Não há gesto mais simples do que ligar o carregador à tomada sempre que o alerta de bateria dá sinal.
Excepto quando há falha de energia ou quando não encontramos o carregador…
E na sua empresa, estão todos de baterias carregadas? A energia falha? Reúne as competências de que necessita para ter mais sucesso?
Há quanto tempo não faz um diagnóstico ao que está a condicionar o Sucesso da sua Equipa? Já que ESMIUÇAR está na moda, então vamos lá:
… esmiuçar a Liderança
– Que tipo de timoneiro é do seu barco? Como está a guiar a sua Equipa? Como é que os team leaders estão a liderar as equipas deles?
– É um líder ao seu estilo ou ao estilo que cada elemento da equipa precisa que seja? Sabe quando deve adotar uma postura de pressionador, de conselheiro ou delegadora?
– Quantas vezes por semana lhe vem à cabeça o provérbio: “Se queres bem feito, faz tu”? Tem dificuldade em delegar?
– Conhece individualmente os elementos da equipa? Está preocupado com o seu crescimento ou com o deles?
– E em termos pessoais, como vão a sua paixão e nível de compromisso com o sucesso da empresa? Tem as baterias carregadas?
– Sente-se um Gestor ou um Líder? Contagia o grupo? O seu carisma faz a diferença?
… esmiuçar os Objetivos
– A sua equipa conhece a sua visão do negócio?
– Os colaboradores estão todos ao corrente das linhas de orientação definidas? Os objetivos da empresa foram estipulados e partilhados pela equipa?
– Tem objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, orientados para os resultados e definidos para um determinado horizonte temporal? Se ainda não tem, defina… senão como é que vai manter a equipa alinhada?
– Costuma atingir esses objetivos? Não sabe? Não mede? Não, de todo?
… esmiuçar as Ideias
– Segundo que regras se rege a sua equipa? Os pontos de cultura ou valores da empresa são conhecidos e respeitados por todos? São conhecedores das fronteiras de atuação e conduta implícitas?
– Os colaboradores vestem a camisola? Têm espírito de equipa e estão motivados? Têm mentes criativas e irrequietas? Estão sempre a lançar ideias? E isso é esperado deles?
– Que modelos tem em prática para encorajar a geração de novas ideias? Sessões de brainstorming, caixas de ideias, prémios do tipo “melhor idiota do mês”?
– Tiveram apenas a primeira boa ideia e… andam a guardar as ideias na gaveta?
– Sente sistematicamente que as ideias da equipa são absurdas e não têm pernas para andar? Há quanto tempo não ousa levar uma por diante? Será que temos medo de pensar “fora da caixa”? Ou de correr riscos?
… esmiuçar as Ações
– E no que toca ao “mãos à obra”, como estamos a evoluir? Depois das metas, avançámos com o planeamento e… como vai o progresso das ações?
– Faz pontos de situação com a equipa? Quando foi o último? Ficámos pela primeira reunião? Será que chegaram a fazer a ata?
– Identificámos as ações, mas acabámos por não alocar responsabilidades nem prazos?
– Há estratégias que não estão a resultar? Experimentámos outras? Pegámos noutras ideias e empreendemos novas iniciativas?
– Estamos a testar e medir o grau de progresso face aos objetivos definidos?
– Avaliamos o desempenho da equipa? Não cumprir, tem consequências? Premiamos quem supera o que estava previsto? Comunicamos o que fazemos bem? Celebramos pequenos sucessos?
… esmiuçar os Talentos
– Que tipo de competências têm ou estão a desenvolver os seus recursos (sim, para além das competências técnicas)?
– Gere o plano de carreira da equipa? Cada elemento tem um plano de desenvolvimento individual? A última formação foi há menos de um ano?
– Como está montado o processo de gestão de inovação na sua empresa? Assumimos que é preciso correr riscos? Mitigamos esses riscos?
– Conta com toda a equipa? A equipa está toda dentro do tal barco, certo?
– Há quanto tempo não admite sangue novo? E se não for o caso, os recém-chegados são mais parecidos ou mais distintos dos restantes elementos da equipa?
– Com que parceiros estratégicos se relaciona? O que entregou recentemente a talentos externos, para se dedicar aos processos críticos do seu negócio?
… esmiuçar os Resultados
– Analisa frequentemente os números do seu negócio? Anda em busca de tempo ou de disciplina para o fazer? Sente que necessita de refrescar aqueles conceitos de gestão que aprendeu na faculdade, para melhor interpretar os seus resultados?
– Para as estratégias que definiu, procura avaliar sistematicamente os resultados? Reflete criticamente sobre eles e toma medidas corretivas?
– E que nível de rentabilidade estamos a gerar? Temos mais clientes e mais faturação, mas temos efetivamente mais lucro?
– No caso de estarmos no vermelho, o que estamos a fazer de diferente? Esperamos que doa… na conta bancária ou revemos objetivos e realinhamos estratégias periodicamente? Lançamos novas ações? Comprometemos a equipa?
– Ainda não pensámos o último trimestre? Como vamos preparar o budget para 2025? Que rubricas vamos incluir para fazer a diferença na Equipa e no nosso Sucesso no próximo ano?
Como reflete Napoleon Hill no livro “Pense e fique Rico”, qualquer sucesso começa com uma ideia, qualquer pensamento exige ação e é imprescindível pensar positivo para obter resultados positivos.
Vamos, carregue a bateria SEMPRE! Ponha isso na sua Agenda…
E se precisa de ajuda, não espere mais!
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.