E já a implementou? Acha que é uma ideia poderosa que pode ajudar a sua empresa?
O problema não é o défice de ideias nas empresas em Portugal, mas sim a extrema dificuldade de implementá-las e motivar a equipa a fazer o mesmo.
Temos falado na importância que a Visão, Missão e Cultura da empresa podem ter na motivação da equipa. Quando são verdadeiramente inspiradoras, e incorporadas em cada pessoa, fazem com que as equipas se sintam unidas, entendam o porquê das suas funções, sejam mais determinadas a atingir os objetivos propostos, e tenham perspetivas de carreira e futuro. Mas e as ideias?
As ideias acontecem naturalmente, em maior ou menor quantidade, mas depois existe uma inércia enorme que dificulta a sua implementação. Para além disso, existe ainda dentro das empresas a ideia de que uma “boa ideia” é algo muito complicado, moroso, destinado a pessoas mais iluminadas… e por isso as ideias não florescem como deviam.
Quer mais ideias? Quer implementar as ideias? Quer pelo menos saber se as ideias que estão a ter são boas apostas?
Então junto seguem algumas ajudas para aumentar a criatividade nas empresas!
1. Uma ideia é algo que pode ser muito simples mas que se considera inovador, na medida em que poderemos passar a realizar determinada tarefa em menos tempo!
Exemplos disso? Em vez de explicar como quer o seu gabinete ou a sala de reuniões, fotografe a sala pronta e mostre aos seus colaboradores! Isto funciona para imensas empresas que têm de fazer algum tipo de gestão visual de processos.
2. Tenha um espaço bem visível para a equipa dar ideias e sugestões e apoie a sua implementação. Explique sempre que qualquer ideia é boa!
3. Delegue a implementação da ideia. Se a ideia é realmente boa, que tal o seu “criador” liderar a implementação? O grau de empenho é bastante maior!
4. As ideias podem surgir de qualquer departamento. Se existirem indicadores que meçam a performance de cada colaborador em ideias e o impacto que estas tiveram para o crescimento global da empresa, é outro passo importante para garantir que se premeia a excelência… em ideias.
5. A existência de um plano de Marketing, estratégias, ações de divulgação, entre outros, que são partilhadas por toda a equipa, criam um ambiente positivo e todos estão alinhados para o que são os objetivos e metas da empresa.
6. Crie nas reuniões semanais ou quinzenais um espaço para brainstorming. Quando várias cabeças começam a pensar ao mesmo tempo, o resultado é sempre bastante melhor. Crie esta rotina e avalie o seu sucesso. No início terá de dar um pouco mais de tempo para que as pessoas pensem “fora da caixa”.
7. Já pensou em criar um Ambiente de Ideias? O ideal é ter um espaço para se poder pensar. Uma sala para relaxar, um bom sofá, um espaço com música ambiente! Crie o seu espaço ideal!
8. Faça uma pesquisa às ideias abandonadas. Muitas empresas têm colaboradores e responsáveis que prezam a geração de ideias, mas que depois têm alguma dificuldade em implementá-las. Mas se existir um sistema que capture as ideias, mais tarde pode sempre voltar a ir buscá-las… uma boa ideia vem sempre a calhar!
9. Desenvolva um sistema rápido de testar e medir as ideias que vão aparecendo. Se existir um guião de teste em pequena escala do que pode ser a nova revolução na sua empresa, você não vai utilizá-lo? Experimente, pergunte a amigos, clientes e fornecedores qual a opinião que eles têm, fale com as várias equipas, arrisque um pouco…
10. Avalie o crescimento que as suas ideias novas fizeram acontecer e comunique-o à sua equipa!
Ideias, todos temos… o segredo está em passar à ação!
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.