E o que pediu desta vez? O mesmo que no ano passado ou mudou o texto?
Acreditamos que no contexto actual a carta tenha um conjunto de pedidos bem urgentes e, em alguns casos, quase desesperados, para que este ano não seja tão pesado quanto se anuncia.
Mas infelizmente, e não querendo quebrar a magia, o Pai Natal em princípio não lhe irá trazer melhores margens, mais clientes, melhor poder de compra e mais organização na empresa, uma equipa de sonho e uma motivação acima da média!
É nestas alturas que gostávamos de voltar a ser crianças e a acreditar no Pai Natal, ou pelo menos na magia de sermos recompensados pelo nosso bom comportamento.
E se desta vez for mesmo possível realizar os seus desejos? Pelo menos, com ou sem essa mítica figura de barbas, todos podemos lutar por conseguir melhores dias e um ano mais leve.
Mais clientes
Esse seria basicamente o melhor desejo do mundo…
Como ter mais clientes, que estes sejam fiéis e divulguem o que fazemos.
Já o dissemos várias vezes, e é nessa vertente que trabalhamos com as equipas. O ano será um ano de selecção natural. A erosão dos preços em algumas indústrias, a falta de capacidade em cobrir todos os clientes, a desmotivação crescente das equipas não é um cenário famoso. Mas exactamente por isso, o serviço de excelência pode assumir uma enorme importância.
Escolha ter um serviço que encante os clientes.
Pense em serviços alternativos que podem ser realizados sem custos adicionais para a sua empresa, mas que podem ser altamente lucrativos em termos de fidelização de clientes e retenção dos mesmos.
Não podendo mexer no poder de compra dos nossos clientes, podemos sim criar momentos em que a relação com a sua empresa se torne um momento simpático e com um serviço impecável.
Organização na Empresa
Se tudo estiver mais organizado, será mais fácil trabalhar e inclusivamente servir melhor.
Muitas empresas com quem trabalhamos têm sistemas ISO ou outros semelhantes implementados, mas mesmo assim notamos que, em tempos de crise, os problemas assumem proporções diferentes.
Há formas de contornar esta questão e de assegurar o funcionamento mais eficaz das equipas em situações de emergência.
Crie um organigrama funcional com as principais tarefas alocadas às pessoas da sua equipa, partilhando assim por todos os objectivos de crescimento da empresa.
Defina estratégias a curto e médio prazo e siga as mesmas de forma mais intensa, através da criação de indicadores simples, mas que permitam controlar em tempo real as actividades comerciais.
Mais motivação
Até que ponto o seu comportamento é de alguém que dá o exemplo em termos de entusiasmo, devoção, profissionalismo e de crença no sucesso da empresa?
Sem estes ingredientes será difícil motivar a equipa. É das coisas mais difíceis de se conseguir, mas não é impossível se conseguir aproveitar o melhor que tem no momento e criar âncoras positivas de motivação.
Celebrem os resultados positivos que forem tendo, criem momentos de equipa, nem que seja a celebrar aniversários, torne as reuniões mais participadas, crie um “gabinete para o sucesso” em oposição aos “Gabinetes de Crise”, para ir desenvolvendo ideias novas e abordagens inovadoras ao mercado e aos clientes.
E espere que o Pai Natal concretize os seus este ano!
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.