Começámos um Novo Ano e o nosso desejo é que seja um grande ano para a sua empresa!
Para que seja um ano de sucesso, existe uma área que não pode deixar de parte: o Marketing.
Todas as empresas, grandes ou pequenas, precisam de Marketing. Mas, infelizmente, ainda encontramos muitas empresas que não se debruçam o suficiente sobre esta área nem sobre a sua importância. Tem de perceber que o Marketing é das ferramentas fundamentais para o sucesso da sua empresa. Porquê? Porque todos os negócios bem-sucedidos colocam o cliente no centro, no coração, de tudo o que fazem. O foco é sempre o cliente! Acredito que fará o mesmo na sua empresa. E o Marketing é isto mesmo. A sua preocupação é identificar, antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes. Assim podemos ver o Marketing como o fio condutor para as vendas e os lucros.
Vê o Marketing como um investimento ou um custo?
Em termos de contas, o Marketing aparece quase sempre nas análises financeiras das empresas como um custo e não como um investimento. Será isso correcto? O Marketing é sem dúvida um investimento! E isto acontece porque o seu foco é o aumento das vendas e do número de clientes.
Como costuma definir o orçamento para o Marketing?
Ainda que o ideal fosse um budget sem limites, isto não é real. Mas também não deve atribuir “as sobras” dos outros departamentos. Muitas vezes apercebemo-nos que o Marketing não está comtemplado no plano financeiro da empresa, ou se o está, aparece em último lugar. Para ultrapassar isto, deve ser no fim do ano, quando está a planear o ano seguinte, que deve deixar uma parcela para o Marketing.
Quanto deve investir em Marketing?
Para definir qual o valor que deve libertar para o Marketing, o ideal será planear as acções que deverá fazer, de acordo com as necessidades da empresa e dos recursos que tem disponíveis.
É importante estabelecer objectivos (SMART) para o Marketing. Perguntar-se o que quer alcançar, porquê e quem vai envolver. O Marketing efectivo requer um Plano, uma estrutura e um foco. Não se esqueça que o que importa é ser eficiente e efectivo, fazer as coisas correctas de modo correcto. Desenhar o Plano de Marketing será sem dúvida o primeiro passo a dar.
Terá de pensar a longo prazo, pois é normal que o investimento inicial possa ser maior, mas o seu retorno será visível ao longo do tempo.
Um importante factor estratégico é tentar perceber quanto é que a sua concorrência despende em Marketing. Quais são as acções visíveis que tomam? Quanto mais competitiva for a sua área de negócio, mais importante será estar atento à concorrência. Deve ter sempre a concorrência debaixo de olho!
Um método bastante utilizado para a atribuição de um budget para Marketing baseia-se numa percentagem de vendas ou lucros. As empresas que usam este método atribuem uma percentagem das vendas ou lucros, podendo esta ser entre os 5% e os 20%, ainda que o mais comum ronde os 10%. Uma das vantagens deste método é que o valor atribuído pode aumentar ou diminuir de acordo com a receita da empresa, estando assim sempre equilibrado. A maior desvantagem é que, para calcular esta percentagem, a base serão as vendas/lucros do ano anterior, em que a performance da empresa poderá ter sido outra.
Outro método, considerado dos mais lógicos e efectivos, utiliza o Plano de Marketing para definir o investimento necessário. Neste caso tem de responder à pergunta “qual o investimentonecessário para atingir os objectivos estabelecidos no Plano de Marketing?”. Este pode ser um bom pontapé de partida e pode ser utilizado em combinação com outros métodos.
Que custos poderá ter?
É importante que não se esqueça que terá de gastar algum dinheiro para poder ganhar dinheiro. Para poder ter retorno das acções de Marketing implementadas, terá que investir dinheiro. E aqui podemos falar de investimento em publicidade, conteúdos, tecnologia, distribuição, entre outros.
A publicidade é a parte mais visível do Marketing, e pode ser utilizada com diferentes objectivos: aumentar as vendas ou aumentar o reconhecimento da marca/empresa (branding awareness). Ainda que possa ter um preço superior, tem uma grande efectividade. Nunca é demais relembrar que para que essa efectividade exista, a publicidade deve ser o mais dirigida possível ao público certo. Pode usar esta ferramenta online, nas revistas de especialidade, na rádio, na TV.
Os conteúdos e a forma como os distribui não podem ser deixados para trás. A escolha das fotos, dos vídeos, dos textos, das apresentações, deve ser estratégica. E depois, não se esqueça que o seu público tem de encontrar facilmente o seu conteúdo nos locais onde procura. Por outras palavras, “tem de estar onde o seu cliente está!”.
O Marketing está mais tecnológico do que nunca, bem como as pessoas. Assim, perceba que ferramentas seriam úteis para poder poupar tempo e para conseguir mais informação, e que retorno poderia ter com as mesmas.
Não se esqueça que os custos de produção devem sempre ser contemplados nos planos de Marketing: pessoas, designers, viagens, agências especializadas, etc.
Como avaliar o êxito do investimento?
Medição! Esta é a palavra-chave para o sucesso do seu Plano de Marketing. “What gets measured gets managed!”, diz Peter Drucker.
Ainda que muitas vezes deixadas para trás, as medições devem ser uma constância na nossa vida (medimos a velocidade a que conduzimos, medimos o nosso peso, medimos o nosso dinheiro, etc.). São as medições regulares que nos vão permitir fazer ajustes ao plano inicial.
Normalmente as empresas sentem-se mais seguras em investir mais em Marketing quando as decisões tomadas são baseadas em dados. Essa avaliação é de extrema importância para perceber o que funciona ou não.
Para a análise ter sucesso, deverá estabelecer KPIs (Key Performance Indicators) para todas as acções que colocou no seu Plano de Marketing. Assim, poderá facilmente avaliar as que correram como tinha perspectivado, quais as que deve corrigir e quais lhe trouxeram mais retorno. A melhor forma será começar por indicadores simples, usando ferramentas simples, que poderá preencher semanal ou mensalmente. Comece este Novo Ano da melhor forma! Faça um Plano, Implemente-o e Avalie. Desejamos-lhe um 2019 com muito sucesso!
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.