Se está a sentir falta de energia, de vontade em esforçar-se, se sente que os seus dias são sempre o mesmo e nunca diferentes, se todos o aborrecem, então deve marcar uma consulta com o Dr. Motivação e perceber desde já o que pode fazer para aumentar de forma dramática os níveis de energia.
A motivação é dos temas mais falados nos últimos anos. É alvo de estudos complexos, que procuram identificar o que motiva cada um de nós. A actividade comercial poderia ser considerada uma profissão de desgaste rápido, tal a quantidade de nãos que são escutados e a necessidade de uma enorme auto-motivação por parte do profissional.
Na nossa actividade diária e interacção com equipas comerciais, também é algo que gostamos de observar. Acima de tudo, gostamos de tentar perceber por que razão certos profissionais são tão motivados e outros refilam por tudo. O que faz a diferença? Será o passado de cada um? Os caminhos que os trouxeram até aos dias de hoje? As qualificações e/ou habilitações individuais? A educação e o ambiente familiar?
São centenas os livros de auto-ajuda e projectos existentes para melhorar a motivação e desempenho de cada um, mas, confesso, ao observar a maneira de estar de alguns comerciais, decerto os livros não respondem a tudo. A verdade é que se as ideias não forem postas em prática, os livros de pouco ou nada valem.
Também nós, extremamente optimistas e motivados, temos os nossos dias menos bons, como qualquer um, mas depois agarramo-nos à nossa motivação individual e conquistamos mais um pouco de caminho e de vontade para continuar.
Mas então por que razão existem pessoas tão motivadas e outras que parecem ser arrastadas pelo dia-a-dia, sem vontade e sem alegria?
Metas e objectivos
Lembra-se da história do filme “The bucket list”? A pergunta que faço muitas vezes é: porque é que temos de esperar por um evento mais complicado e desafiante na nossa vida para escrevermos a lista dos sonhos? Porque não fazê-lo desde já?
As pessoas mais motivadas com quem nos cruzamos nas empresas e nas equipas têm muito bem presente a lista de desejos ou sonhos. Sabem bem o que querem no campo pessoal e profissional, para si e para os seus, com algum detalhe. E todos os dias sabem que acordam de manhã com essas metas na cabeça. É para conseguir essas metas que trabalham e que se esforçam, e é a elas que se agarram quando as coisas estão mais complicadas.
Muitos pensam que estas listas têm a ver com TER, mas mais uma vez o Dr. Motivação dir-lhe-ia que muitas vezes têm a ver com FAZER e SER. Provavelmente em muitas listas estão coisas como ler um livro por semana, ou aprender uma língua ou instrumento novo por ano, se calhar também o desejo de fazer voluntariado, contribuir de alguma forma com a comunidade local, e depois, em alguns casos, estarão viagens, experiências ou algo mais pessoal, como colocar os filhos numa universidade.
As metas não têm tamanho mínimo ou máximo. São objectivos únicos, quase intransmissíveis, mas que focam o dia-a-dia e pautam o comportamento de cada um para poderem ser atingidas.
Motivação Intrínseca
Para além de terem a sua lista de objectivos, as pessoas altamentes motivadas têm de facto uma motivação intrínseca elevada. Esta tem a ver com a paixão de fazerem o que gostam, de estarem vivos e de saúde, de poderem contar com os outros e de devolverem esse carinho.
A motivação intrínseca é pessoal e ninguém nos pode influenciar ou “contagiar”. É nossa, ninguém nos pode dar ou retirar. É uma força interior que nos anima e que nos torna resilientes. A verdade é que conseguimos levantar-nos sempre depois de uma queda, e todos conhecemos pessoas que, apesar de a vida ter sido um pouco mais injusta, conseguem estar sempre a sorrir e a ver o positivo nas coisas.
Motivação Extrínseca
Esta pode ser uma ajuda do Dr. Motivação ou de outros profissionais. A motivação extrínseca é a que nos é dada porque elogiam o nosso trabalho, porque recorrem a nós para ficarem mais alegres. E não tem de ser a chefia a fazê-lo! Qualquer pessoa que trabalhe com outra pode e deve contribuir para a motivação. Palavras como “bom trabalho” e “parabéns” ainda são gratuitas e trazem consigo um peso enorme e uma gratidão imensa.
A motivação extrínseca contribui para colegas mais enérgicos, empenhados em ajudar, que trabalham com mais gosto e solidariedade entre todos. E contribui ainda para aumentar a nossa própria motivação, pois sentimo-nos melhor quando fazemos os outros brilhar um pouco mais.
Por isso, já sabe, o Dr. Motivação está sempre a postos para ajudar, e está à disposição de cada um de nós.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.