Em todo o mundo, várias organizações têm programas que visam prevenir as chamadas doenças do século XXI, tendo o stress um papel destacado nestes programas.
É sabido que o stress representa um alto custo para as empresas e contribui drasticamente para a queda da produtividade… milhões de dias são perdidos por ano devido a doenças e incapacidades. Uma percentagem bastante grande da população profissionalmente activa tem um alto nível de stress provocado por um estilo de vida competitivo e obcecado por resultados.
Combater o stress é sobretudo reaprender a interagir com pessoas, consigo próprio e reagir saudavelmente diante das ocorrências da vida.
Descobrir que o dia tem somente 24 horas e que existem várias coisas que não dependem exclusivamente de nós são os primeiros passos para reencontrar equilíbrio.
Mas e então, o que é o Stress?
Stress, segundo uma de várias definições, é “um conjunto de reacções do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa e outras, capazes de perturbar a sua Homeostase, ou seja, o equilíbrio do corpo.”
Com alguma conta, peso e medida, o “stress” pode contribuir para o bom desempenho das funções orgânicas, sendo que a este nível de stress se chama EUSTRESS. Quando o ponto óptimo é ultrapassado e a tensão pontual passa a dar lugar a uma ansiedade constante que no limite leva ao desinteresse e depressão então já encontramos o stress como doença, conhecido por DISTRESS.
Naturalmente que os níveis de tolerância ao stress são diferentes de pessoa para pessoa; quem tem limites mais flexíveis normalmente possui uma maior resistência.
E o chocolate Preto? O que tem a ver com o Stress?
Um estudo clínico publicado pelo ACS´Journal of Proteome Research constatou uma redução de hormonas do stress bem como outras alterações a nível bioquímico relacionadas com o consumo diário de 30 gramas de chocolate preto. O estudo refere uma forte relação entre o consumo diário de 30 gramas de chocolate preto e a redução do stress, bem como do risco de doenças cardíacas e outras patologias.
E que outras boas práticas pode introduzir no seu dia-a-dia?
É sabido que o exercício físico é das melhores formas de reduzir o stress… mas há mais! Espreguiçar é também uma receita mágica! Não só é fundamental de manhã, mas também ao longo do dia, e sobretudo no local de trabalho para quem está muitas horas ao computador.
E já parou para pensar se precisa de dormir 8 horas? Em média um adulto tem ciclos de sono que duram 1h30 e acordar a meio de um ciclo de sono retira vitalidade e energia. Alguma vez acordou com sensação de cansaço? Faça as contas! Provavelmente o seu despertador tocou a meio de um ciclo de sono.
Espreguiçar, dormir, suspirar, respirar fundo e sorrir são ferramentas que facilmente podem ser introduzidas no kit pessoal de cada um para melhorar o seu bem estar.
Aprender mais sobre si!
Mesmo com estas dicas, vai continuar a sentir stress se não dedicar parte do seu tempo a observar-se e a analisar o seu comportamento. Acredito que saiba que existem tipos de comportamentos mais propensos a fazê-lo sentir stress. Acredito também que esteja ciente de que podemos escolher o nosso comportamento… assim, todos nós temos a capacidade para gerir mais eficazmente o stress e sobretudo criar recursos internos que funcionem como amortecedores dos eventos provocadores de stress.
O segredo está em MUDAR A FORMA DE PENSAR!
Seguramente isto não é novidade para si, Shakespeare referiu… “nada é bom ou mau, é o nosso pensamento que o define.”
Já muitos filósofos e psicólogos referiram o mesmo… se assim é, o que nos impede de mudar a forma de pensar?
Marco Aurélio, imperador Romano e filósofo, sugere que podemos questionar o nosso “crítico interno”. Parafraseando-o: “Recuse a sua avaliação e tudo fica bem. Tudo é baseado na nossa opinião e isso vive connosco. Renuncie a ela quando assim o desejar e verá que acalmou a tormenta e tudo está tranquilo, como um mar sereno, um abrigo sem marés.”
Um psicólogo de renome internacional, Albert Ellis, construiu o modelo ABC.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.