Não ouve isto muitas vezes na equipa?
Quando falamos de Feedback parece que estamos a falar de uma invenção estranha. Há até quem diga que certas invenções não deveriam sair da gaveta e muitas vezes criticamos duramente as pessoas que têm ideias e invenções diferentes!
Durante muito tempo as pessoas questionavam-se sobre o que era Coaching Comercial, sobre que raio de invenção seria essa que a Ideias&Desafios tinha feito. E qual foi a nossa abordagem? Experimente por 1 hora no seu local de trabalho, na sua empresa, o tipo de trabalho de consultoria “mão na massa” que fazemos com as equipas comerciais. É a melhor maneira de dara entender a nossa metodologia de trabalho.
E na sua empresa? Na sua equipa? Qual é a diferença? Com que frequência boicotamos as ideias das nossas equipas só porque são invenções demasiadamente diferentes para o nosso gosto? Ou porque são chocantes?
Como criar uma cultura de empresa em que as invenções são bem-vindas e, acima de tudo, são trabalhadas pela empresa?
Os responsáveis de equipa e os líderes de hoje estão muito preocupados/ocupados com esta palavra, feedback!
Cada vez é mais importante abordar de forma sincera os comentários dos nossos colaboradores. Esta sinceridade transmite-se de várias maneiras:
- Ouvir com ouvidos de ouvir as sugestões/questões/comentários feitos por eles. De que outra forma conseguiremos assimilar aquilo que nos dizem?;
- Não responder o NÃO de forma imediata;
- Não cortar as ideias ou “gozar” com as mesmas, pois não sabemos o tempo investido pelos nossos colegas na elaboração de cada uma dessas ideias e não é simpático;
- Mostrar curiosidade pelas ideias, fazer perguntas, indagar pormenores, questionar a equipa, não numa perspectiva de dúvida, mas de interesse.
Já imaginou se todas as ideias e sugestões que a sua equipa desse por reunião fossem discutidas sem qualquer tipo de censura?
Por vezes questionamos equipas com esse fim em vista, ou seja, sem nenhuns limites, e apenas queremos saber o que fariam se tempo e dinheiro não fossem obstáculos. Não imagina a criatividade que os seus colaboradores têm em passar das ideias mirabolantes que tiveram para algo concretizável.
Dar feedback é simples, mas receber feedback é uma história bem diferente.
Se somos tão expeditos em emitir a nossa opinião, temos de estar preparados para ouvir o que dizem das nossas ideias e sugestões. E ouvir sem reservas.
Se dermos o exemplo do que pode ser um bom feedback, a nossa equipa dará a sua opinião de uma forma aberta e sincera, sem reservas ou receios de consequências.
Temos de nos habituar que não gostar das ideias dos outros não significa não gostar dos outros. E da discussão sensata saem muitas vezes ideias fantásticas:
– Escute sem reservas e aceite;
– Não conteste de imediato e não se defenda, espere e oiça até ao fim;
– Coloque-se na posição dos seus colaboradores quando os ouvir a dar feedback e procure entender o que está por trás das palavras que muitas vezes eles receiam dizer.
Plano de acção
Se, de facto, conseguiu uma invenção esquisita, que tal tentar torná-la funcional?
Ao longo dos anos a trabalhar com várias equipas, ter ideias, dar feedback e pensar o impensável nunca foi exactamente o problema. A questão em que falha é na execução e implementação de todas as invenções.
– Atribua um responsável a cada projecto;
– Crie o ambiente propício à realização da acção, mas com cuidado e algum controlo. Por vezes um teste piloto é a melhor maneira de aferir a exequibilidade da ideia. Depois é “aumentar a escala”;
– Defina sempre que possível um orçamento para a implementação e outro para a continuação da acção;
– Defina objectivos e pense no retorno que a acção lhe pode trazer. Por vezes descobrimos verdadeiros ovos de Colombo!
Muitas vezes a sua equipa está preparada para assumir uma posição de destaque e de criar coisas novas, precisam é de uma oportunidade!
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.