Sabia que na sua empresa deveria existir um Departamento da Felicidade?
Ainda na vertente da liderança e da motivação de equipa, muito se fala agora na retenção dos Mileniais no mercado de trabalho, nas empresas e de forma motivada e entusiasta. Penso que será importante trabalhar para reter TODOS os colaboradores, independentemente da sua idade e da geração a que pertencem.
Em algumas empresas existe até o Responsável da Felicidade ou Bem-estar Organizacional. De facto, os Mileniais em breve serão a geração por excelência no mercado e em breve a geração seguinte, a Geração Z, estará em força nas empresas. Também não nos podemos esquecer que serão o grosso dos clientes, e a adaptação terá de existir de dentro para fora, mas também de fora para dentro.
Criar uma cultura de inovação colaborativa está a par e passo com a conquista de mileniais e geração Z. Isso significa que tem de promover pensamento inovador criativo na empresa, mas também sentir e absorver a cultura corporativa que inspira e retém estas novas gerações.
Assim, as empresas terão de apostar num conjunto de práticas e dinâmicas para manter motivados os seus colaboradores mais jovens, sem descurar os das outras gerações, que obviamente ainda trazem um contributo de peso…
Melhores práticas de liderança
Os líderes mais do que nunca deverão desenvolver soft skills que lhes permitam criar um conjunto de melhores práticas na gestão de pessoas. Perceber o que motiva cada um poderá ser de uma importância fundamental, não só na criação de objectivos e indicadores de desempenho, mas também na melhoria da comunicação e empatia com cada elemento.
Liderança forte e role modelling
Todas as gerações respeitam uma liderança forte e modelos de exemplo em vários campos, e com os mileniais não é excepção. O poder aproveitar colaboradores das gerações anteriores, baby boomers e Geração X, é também uma fonte de motivação para as gerações mais novas.
Gostam de aprender com as experiências dos mais velhos, mas depois querem experimentar e realizar as suas próprias abordagens. Acima de tudo, a existência de uma cultura de empresa onde seja possível arriscar sem receios, onde a comunicação e partilha entre todas seja uma realidade, é bem visto por todos os colaboradores.
Promova formação constante
Poder dar a cada um dos colaboradores hipótese de melhorarem e de crescerem em competências é fundamental. E quando falamos em formação, não estamos a restringir-nos à formação direccionada para as tarefas que cada um realiza, mas sim a alargar horizontes e a poder dar formação noutras áreas de interesse.
Crie tempo livre para interesses e ideias novas
Os Mileniais e os da Geração Z são muito criativos e gostam de partilhar as ideias com os seus pares. Conseguir ter na empresa momentos de equipa para que essa partilha exista pode fazer toda a diferença.
Não tenha receio de novas ideias nem de sugestões que parecem muitas vezes irreais! São formas de ser diferentes que podem trazer uma motivação adicional.
Encoraje as ideias e a criatividade
E depois envolva os colaboradores na sua implementação! Se permite um ambiente favorável à criatividade, não pode deixar de lhes dar continuidade e fazer acontecer essas mesmas ideias.
Obviamente dentro do possível e com atenção aos recursos, estimule a implementação e a monitorização dessas novas ideias. A responsabilidade pelo seu sucesso será sem dúvida um ponto de honra por parte da equipa, e o envolvimento e entusiasmo serão enormes.
Aposte em plataformas móveis para chegar aos empregados
Em novas formas de disponibilizar formação, na utilização das redes sociais, WhatsApp entre outras formas de chegar aos mais jovens. Promova um ambiente mais descontraído e mais aberto.
O recurso mais valioso de qualquer organização é a equipa e as pessoas que a compõem. Assim sendo, a capacidade de obter e inspirar os colaboradores melhores, mais competentes e inovadores e de atrair os líderes de amanhã é a chave para o sucesso de qualquer empresa.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.