É no final do mês de Agosto que chega ao fim o tempo de férias para a grande maioria das pessoas e das suas equipas.
E o regresso ao trabalho custa sempre um pouco, ou nem por isso?
Não pretendemos dar conselhos de como tornar o regresso ao trabalho menos penoso, até porque existe um sem-número de truques que ajudam a facilitar e a amenizar a entrada na rotina após um período longo de descanso.
Se bem que por um lado é difícil, por outro nota-se em algumas equipas um recuperar de energias, de vontade e de garra para a recta final do ano. Sim, faltam apenas 4 meses para o ano terminar e este período de pausa é perfeito para carregar baterias e acabar em beleza o ano actual. E se estes 8 meses passaram depressa, os próximos serão a voar!
Claro que todas as empresas definem os seus caminhos no início de cada ano, e em Agosto já existe uma ideia bem mais definida do que se avizinha para o final do ano e de como chegar às metas definidas.
Por isso pensamos em começar ou recomeçar?
Para muitas empresas é um recomeço, pois as linhas gerais de orientação estavam já definidas. Quando as equipas trabalham os clientes de forma continuada, este período de férias é apenas um “pit stop” na sua relação com eles. E não nos podemos esquecer que para os clientes a nossa empresa e a nossa disponibilidade têm de estar sempre presentes!
Por isso é importante para as equipas, principalmente comerciais, preparar o ano como se as férias não existissem no calendário, trabalhar a médio e longo prazo para além do imediato do dia-a-dia. Para muitas empresas é inclusivamente nos meses mais calmos que se aproveita para colocar os CRM em ordem, alinhar os objectivos para cada um dos clientes, preparar outros que possam vir a ser conquistados ainda antes do final do ano.
Dar tudo por tudo
Cada vez mais empresas escolhem o início de Setembro para a chamada rentrée e marcam o momento com reuniões divertidas, de kickoff, ou reuniões de ciclo.
Existe sem dúvida a noção de que estes 4 meses representam o tudo por tudo em alguns casos. E toda a energia positiva é bem-vinda.
Todas as reuniões de teambuilding que se façam com as equipas são, sem dúvida, um investimento, e em Setembro assumem ainda mais importância, pois representam o regresso de muitos de um período de férias merecido e o pegar na energia que foi acumulada para a aplicar no final do ano.
Mas este último fôlego tem de ser controlado e aproveitado sem sofreguidão, pois tem de durar até final de Dezembro, e ainda devemos conseguir aproveitar um pouco para preparar 2015!
O imprimir o sentido de urgência às equipas é importante, o dar a entender que qualquer esforço é importante, mesmo por pequeno que seja, é fundamental, para que todos os esforços sejam aproveitados e todos se mantenham motivados de forma positiva.
É ainda neste tempo que todas as acções que contribuem para melhorar a performance da equipa são importantes, sejam elas formação interna, externa, revisão de procedimentos, adopção de outros, entre outras.
Pensar o ano que vem
Não nos podemos esquecer que já passaram 7 meses de trabalho este ano e que “sobram” apenas 4 até ao final de 2014. É muito pouco tempo e passa a voar.
As equipas têm de estar focadas no trabalho deste ano, mas a pensar desde já no ano que se aproxima. A relação com os clientes é contínua, não tem paragens, apenas algumas interrupções, que rapidamente são revistas e continuadas.
Se as reuniões de kickoff são importantes, as de preparação do ano seguinte não são menos e constituem os alicerces do trabalho do ano para toda a equipa. Aproveite assim a energia e a motivação da equipa para preparar planos e estabelecer objectivos para 2015.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.