“A maioria dos empregados está motivada e é enérgica, empenhada, entusiasmada e leal… exceto durante as 8 horas que trabalha para si!”. A frase é de Tom Peters, mas diz-lhe alguma coisa?
Um dos maiores desafios das empresas de hoje é manter uma equipa motivada, realizada, profissional e pessoalmente, e consistente.
O valor de T.E.A.M., que é Together Everyone Achieves More, tem de ser perfeitamente assimilado por todos os colaboradores, pois todos são igualmente importantes no processo.
É esta responsabilização que tem de ser criada dentro de cada equipa.
Já aconteceu ouvir exclamações do género:
- Eu sou só a secretária!
- Eu sou só o vendedor!
- Agora não tenho tempo para mais nada!
- Lá vem mais trabalho para mim!
- Sou o primeiro a chegar e o último a sair e nem sequer sou dono disto!
Qual o impacto que estes estados de espírito trazem a uma empresa? Os colaboradores têm de perceber o impacto que têm nas organizações para poderem estar cientes de que:
- É só a secretária… mas se atender bruscamente um cliente, poderá perdê-lo causando diminuição de vendas e perda de confiança na empresa;
- É só o vendedor… mas tem de garantir a satisfação do cliente antes, durante e após a venda;
- Não ter tempo é uma excelente desculpa, pois o tempo nunca se defende. O que acontece é que temos o tempo mal distribuído;
- Mais trabalho… estamos a medir eficiência ou eficácia nas nossas empresas?;
- O horário de trabalho é para ser respeitado e passa também por respeitarmos o nosso tempo e o dos outros.
Trabalhamos com equipas inteiras para aumentar o entusiasmo de todos pelo trabalho. Para que os objetivos de cada um estejam alinhados com o que a empresa pretende, é fundamental envolver a todos no processo.
Consideramos alguns tópicos fundamentais no trabalho com equipas:
- Forte Liderança: um líder que inspire e motive, que acompanhe e envolva com entusiasmo a equipa, que desafie cada pessoa a querer ser cada dia melhor;
- Objetivo Comum: se a equipa entender qual o objetivo da empresa, empenha-se muito mais, pois entende a importância do trabalho de cada um.
Os seus colaboradores partilham a visão e a missão da empresa?
Entendem porque esta existe e para quê?
Concentram as suas energias para atingir as metas pessoais e profissionais?
- Regras do Jogo: Perfeitamente definidas e entendidas por todos.
As regras da sua empresa estão definidas?
E foram definidas por quem?
Da nossa experiência, sempre que toda a equipa se envolve neste processo, as regras são absorvidas por todos como parte integrante das suas funções, pelo que a adesão às mesmas é muito maior.
- Plano de Ação
A equipa conhece o plano e as regras… mas sabe como lá chegar?
Sabemos que cada um é uma peça importante no puzzle e que a equipa tem de ser constantemente desafiada para poder usufruir do mais elevado potencial de cada um.
Construímos planos de ação para todos os colaboradores, para que cada um entenda que as suas funções são fundamentais para a empresa, que se completam, e que o trabalho de equipa é verdadeiramente importante, que um bom ou mau procedimento pode ter impacto em toda a cadeia da empresa.
- Apoio ao Risco
Mesmo as equipas motivadas e empenhadas necessitam por vezes de um desafio novo. Por que não criar um projeto novo, com a dimensão que quiser, e desafiar a sua equipa a conquistá-lo? Obrigar áreas diferentes a terem projetos conjuntos? Arriscar uma determinada campanha nas mãos dos comerciais apenas?
Desafie a sua equipa…e premeie a excelência!
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.