Tal como em qualquer eleição, temos sempre duas hipóteses: ser parte activa do processo e fazer a nossa escolha, ou ficar de fora, sabendo que teremos que arcar com as opções de quem participou.
Sei em que eleições estará a pensar… mas hoje queremos intencionalmente reflectir sobre outro tipo de votos e promessas!
Eleger um rumo, seleccionar um projecto, apostar num determinado responsável, identificar oportunidades, sugerir e ter ideias, fazem parte de um caminho incerto e desafiante, mas que tem que ser percorrido para garantirmos outros resultados.
Voto de Confiança
Às vezes é mais fácil ou mais cómodo ficar de fora…
Às vezes fica-se no nosso canto, com receio de dar uma opinião incómoda, que vá ser mal aceite ou melindrar alguém…
Às vezes temos medo de colocar uma ideia em cima da mesa, por poder parecer disparatada ou alguém depreender que nos estamos a “colocar em bicos de pés” e a querer dar nas vistas…
Às vezes andamos a mil e nem nos incomodamos em escutar o que os outros têm para dizer…
Todos sabemos que ligar o piloto automático poderá ter resultado anos a fio, quando o mercado estava estável, quando os clientes não se retraíam e as empresas que estavam à nossa volta tinham a mesma margem para crescer do que nós. As más notícias são que isso agora não dá mais!
Nas equipas em que há uma base de confiança muito grande sabe-se que trabalhar em equipa pressupõe recuos e avanços, concordar e discordar, ter a humildade de ser aprendiz e reconhecer os erros, tolerar os erros dos outros, com a consciência que todos precisamos uns dos outros para ter mais sucesso e crescer.
Se o sucesso começa em cada um de nós, estar numa equipa em que se fala com reservas, em que não se potenciam as capacidades individuais, e em que se deixam elementos de fora, é como ter um baralho de cartas sem trunfos ou jokers.
Se cada um se sentir permanentemente insatisfeito, se questionar mais, se obrigar a pensar criativamente, é porque está motivado e mobilizado para construir um futuro diferente.
Ninguém evolui sem correr riscos, nenhum caminho se faz sem encontrarmos um ou outro obstáculo ou mesmo darmos alguns tropeções, por isso há que balizar esse risco e confiar que cada escolha terá sérias hipóteses de se tornar numa vitória!
Compromisso de Liderança
E se mudarmos de perspectiva?
Enquanto líder, e falando de compromissos, quando foi a última vez que fez ou refrescou o seu?
Entre os maiores desafios de liderança de hoje estarão certamente a necessidade de nos tornarmos no Líder que a nossa Equipa precisa, estarmos apaixonados pelo nosso grupo de trabalho para que os consigamos inspirar, envolver e comprometer com os caminhos de melhoria que queremos encetar e fechar o ciclo, medindo, avaliando e dando feedback.
Ser líder implica ter seguidores, ser o primeiro e dar o exemplo…
Ser líder exige motivar a equipa nestes tempos de incerteza…
Ser líder hoje é quase como fazer omeletas sem ovos…
É verdade que o caminho a percorrer nem sempre se apresenta muito evidente e que não é fácil motivar as pessoas para atingir objectivos ambiciosos.
Mas acredita em equipas maravilha, não acredita?! Então dê o máximo de si para transformar a sua. Contagie a sua equipa com a sua Visão, aposte pela comunicação, faça questão de que todos os colaboradores participem, torne o processo de decisão participado.
Vai ver que uma comunicação consistente e assertiva, por mais tempo que lhe consuma, se vai tornar eficaz!
E se temos que medir e avaliar resultados, o que nos impede de os partilhar com a Equipa, sejam bons ou menos bons?! Só eles os podem melhorar ou inverter…
E é por isso que o coaching individual é importante. Ninguém melhora desempenho sem saber como está a correr, ninguém se esforça mais enquanto não reconhecer o que está em causa e que esse esforço adicional é imperioso, e ninguém tem vontade de continuar a dar o litro se nunca se sentir reconhecido ou recompensado.
Futuro promissor
Já sabemos que alguns são peritos em fazer promessas de futuro…
E a si e à sua Equipa, está reservado um futuro promissor?
Muito provavelmente, antecipar, comunicar e inovar passaram a fazer parte permanente da sua agenda porque se tornaram indispensáveis. A par disso, contribua para que os outros cresçam e nunca trave a oportunidade a alguém de avançar.
Talvez haja uma questão que pode colocar-se a cada dia: se hoje fôssemos a votos, será que seria reeleito pela minha equipa?
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.