Como conseguimos que o sucesso seja a regra e não a exceção nas nossas empresas e nas empresas dos nossos clientes?
Mas será que temos receio de ter sucesso? E o que pensarão as outras pessoas do nosso sucesso e em que medida isso as poderá afetar?
Em primeiro lugar, sucesso é uma escolha que cada um de nós faz e é simplesmente a consequência de efeitos combinados de uma variedade de fatores diferentes. Quando trabalhamos com as empresas em coaching de equipa e de visão, efetuamos uma quantidade de etapas que não podem ser descuradas.
Passo 1
Antes de mais, temos de definir como é o Sucesso! Como irá reconhecê-lo quando o atingir? Sem definir metas objetivas e detalhadas é impossível dar os passos certos para atingir o que queremos. Se não atraímos as oportunidades, elas não vêm ter connosco. E essa atração tem de ser feita com pequenos passos diários. Se para si o sucesso é ter uma equipa vencedora, meça a sua performance constantemente, marque objetivos dentro das metas e estabeleça um plano e um intervalo de tempo para as atingir.
Seja cauteloso com o que escolhe para medir o seu sucesso, porque irá aparecer…
Passo 2
Observe os padrões que entregam sucesso consecutivo. Estamos rodeados de exemplos de pessoas bem sucedidas e a atitude mais correta que podemos tomar para melhorar a nossa performance é tomar como modelos os seus comportamentos, adotar as suas maneiras de pensar.
Temos de saber reconhecer modelos e seguir os seus passos.
Passo 3
Escolha o seu ambiente! E este ambiente pode incluir tanto o ambiente físico, como, e mais importante ainda, o ambiente de pessoas que nos rodeia. Até que ponto os nossos familiares, amigos e colaboradores nos estão a encaminhar para o sucesso que decidimos ter?
Escolha rodear-se de pessoas positivas, de espírito aberto, com valores éticos fortes e que o ajudem a crescer. Afaste-se de quem não lhe traz valor e acima de tudo choca com tudo aquilo que mais preza.
Passo 4
Conhecimento. Frequentar mais cursos, formações, ações de networking, ler mais, entre outros, enriquece-nos de modo único. Mantenha-se sempre num patamar de conscientemente incompetente. As melhores lições são as que aprendemos quando achamos que já sabemos tudo…
Passo 5
Diga SIM! Quando uma oportunidade surgir, agarre-a. E essa oportunidade pode vir sob a forma de um novo desafio pessoal ou profissional, um novo local de trabalho, uma nova equipa ou uma nova área de negócio.
Desafie a sua posição de conforto! Muitas pessoas são motivadas pela dificuldade de cada meta.
Passo 6
O que importa não é o destino, mas, acima de tudo, a viagem. O tempo é o nosso bem mais precioso e o recurso mais limitado. Gaste-o bem. Tenha planos de ação detalhados e mantenha-os atualizados, quer para a empresa, quer para si.
Passo 7
Qual o seu sistema de crenças pessoais? Acima de tudo, até que ponto acredita em si? Resumindo… tenha cuidado com o que deseja, pois pode acontecer-lhe!
O nosso trabalho junto das empresas é ajudar a desenvolver o potencial de cada pessoa e a aumentar a fasquia.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.