Para muitos começam a chegar as merecidas férias! Uns já foram, outros irão em breve, mas todos merecemos um tempo para descomprimir um pouco, descontrair e realinhar estratégias.
Mas as empresas não param no Verão… Abrandam, mas não param, nem se pretende que isso aconteça. Seja qual for a situação, a “máquina” continua e mantém-se a dinâmica. Longe vão os tempos em que muitas empresas fechavam nas férias e paravam tudo, desde a produção às vendas. Ficavam com o que se chama agora de “serviços mínimos”. O mundo mudou, o mercado também, e hoje “fechar nas férias” é inconcebível. O mundo das empresas está sempre em movimento e claro, para muitas esta é a melhor parte do ano!
Mas muitos aproveitam o tempo de férias para criar novas resoluções.
Como se trata de uma paragem, podemos aproveitá-la de várias formas. Claro que muitos poderão dizer que disfrutar desse tempo significa afastamento a 100% da empresa e das suas questões, mas se calhar para outros não deixa de ser um tempo que pode ser produtivo.
Parar
Sim, é preciso. Descansar um pouco, abandonar algumas das preocupações, fazer aquilo a chamamos “desligar a ficha”.
Muitos estão sujeitos a uma tensão enorme durante todo o ano, e conseguir agora umas 2 a 3 semanas de fuga a tudo permite descansar um pouco, alhear-se do que se passa à volta e respirar de outra forma.
Nestes momentos nada mais interessa que os pequenos prazeres aos quais durante o ano todo não prestamos tanta atenção. O bom tempo, os dias sem horários, o tempo de convívio com a família e amigos, os pequenos luxos, as “facadas” na dieta, aqueles excessos que são permitidos no Verão!
Aprender
Mas também pode ser um tempo para aproveitar de outra forma. Como, por exemplo, aprender, ler livros. Quem não aproveita este tempo de standby para colocar a leitura em dia?
Se possível, livros que nos possam enriquecer pessoal e profissionalmente, que nos façam crescer um pouco.
Ler nas férias é um excelente passatempo, é uma forma de relaxar e aproveitar o tempo da melhor forma possível.
Preparar
E todos sabemos que o que é bom termina depressa. E, por essa razão, quando damos por nós estamos a terminar as férias e a pensar no regresso ao dia-a-dia.
Por essa razão desacelerar pode significar ainda preparar. Estar ciente de novos desafios e preparar a empresa e a equipa para que dêem o tudo por tudo no final do ano.
Quando estamos mais relaxados, preparar a estratégia da equipa pode ser até mais fácil, pois o stress, a pressão e as outras condicionantes não estão presentes, o que permite mais criatividade, mais liberdade e menos receio de arriscar.
Não significa perder dias de férias com esta preparação, mas as boas ideias surgem quando menos esperamos, e a atenção a alguns detalhes, ao que nos rodeia, ao que experienciamos, pode dar-nos boas ideias para as nossas equipas.
Arrancar
E depois das férias venha com toda a energia, baterias carregadas e preparadas para a última parte do ano.
Bem vistas as coisas, falta menos de metade, e depois de um momento de pausa, temos o privilégio de avançar com toda a força para os meses que se seguem. Com mais conhecimento, com mais empenho, se ainda for possível, com mais foco no que de facto interessa, mais alinhados e orientados para o sucesso da nossa empresa.
E para além de arrancarmos com toda a energia, temos de contagiar com a nossa energia a equipa, de puxar por todos, os que foram e os que não foram de férias.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.