Muito se fala sobre esta aposta de Marketing. O nome criado por Jay Levinson significa que o marketing de hoje tem de ser diferente e astuto. Os clientes estão diferentes e a maneira de chegar até eles tem de ser forçosamente mais original.
Acima de tudo, é necessário inovar e criar a diferença. Depois de descobrir o “filão” é só manter o ritmo. Mas ser um bom guerrilheiro não é fácil. É uma questão de estratégia, mas também de estado de espírito. É necessária uma excelente combinação para garantirmos o sucesso.
Acima de tudo, a maneira como damos a conhecer as nossas empresas, produtos ou serviços é uma tarefa que nunca acaba! A Publicidade não dorme e não pára. Seja com equipas especializadas ou com apoio de empresas externas, a sua empresa nunca pára e nós seremos sempre a “cara” da empresa. Também temos de divulgá-la.
Como diz Jay Levinson, quando conhecer alguém, divulgue a sua empresa! Diga quem é e o que faz, diga como os seus produtos ou serviços o podem ajudar, responda às questões e se não estiverem interessados, peça referências e contactos de pessoas que possam estar. USE e abuse de eventos de networking, mas treine o seu discurso de 30 segundos!
E mantenha-se bem alerta para os fatores-chave do sucesso:
Compromisso
Qual o meu compromisso e qual o compromisso da minha empresa? Em que estamos realmente focados? A que ponto somos comprometidos em servir bem o nosso cliente? Será que o nosso cliente está a entender bem o quanto estamos dispostos a ajudá-lo?
Consistência
A quantos já aconteceu começar uma campanha mas depois mudá-la? Como já foi dito, temos de “tocar” um potencial cliente 9 vezes para ele ter a ideia de que já ouviu falar de nós. E cerca de 27 vezes até estar preparado para comprar! Por isso, não desista logo à primeira. Trabalhamos com empresas no apoio à criação, mas, acima de tudo, implementação de ações de marketing. Os passos a efetuar são simples:
- Crie as suas peças de marketing de modo coerente e abordando benefícios e não características
- Faça um calendário de implementação de cada uma com o objetivo que espera obter
- As ações calendarizadas terão de ser regulares e com os mesmos intervalos (semanal, quinzenal, etc.)
- Teste e meça ao longo do processo
- Se existir alguma estratégia que não tenha nenhum potencial cliente ao fim de muito tempo, então sim… pode desistir, mas substitua esta técnica… por outra.
Confiança
A confiança nos nossos produtos ou serviços tem de ser inabalável e os clientes têm de entender isso. Crie uma garantia para os seus clientes. As garantias têm sido negligenciadas, pois são muitas vezes desacreditadas. Todos sabemos de casos em que “dentro da garantia” nada foi solucionado. Mas esta é uma garantia diferente. Cause impacto positivo nos seus clientes pela sua confiança no seu produto ou serviço. Pode ser em termos de entrega, simpatia no pós-venda, experiências positivas, resolução dos problemas em X horas… pense e tenha confiança.
Paciência
Se por vezes o fator confiança é complicado… o fator paciência é mais!
Quantas empresas desistem de uma boa ideia porque não tiveram paciência em esperar por resultados? E será que esperaram tempo suficiente? Avaliaram bem a estratégia de publicidade? Cumpriram os requisitos “guerrilheiros”?
Implementação
Muitas das empresas com quem trabalhamos têm ideias e vontade, departamentos e capacidade financeira em apostar… mas falta o AVANÇAR. Sem a criação de um mapa de implementação e de uma marcação de objetivos, é mais difícil garantir o sucesso das ações de marketing.
Trace um plano, desenvolva ideias com a equipa, peça ajuda aos colaboradores, criem um sistema de objetivos e de responsabilização por determinadas tarefas.
Estes são os fatores de sucesso mais importantes para ser um bom guerrilheiro.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.