Em plena altura de exames e avaliação de desempenho para alguns e terminado o ano lectivo para outros… tinham que vir as notas à baila! Quantos de nós dizemos aos nossos filhos que o trabalho deles é estudar?! Pois, já percebi que somos bons a encorajar os jovens a serem excelentes alunos…
E no nosso trabalho, será que também somos excelentes? E enquanto líderes, encorajamos cada elemento do nosso grupo de trabalho a superar-se? Afinal é isso que hoje o dia-a-dia nos exige…
Se houvesse um quadro de honra lá na empresa, que título de mérito teríamos?! E como distinguiríamos os diversos elementos da nossa Equipa?
Independentemente de termos quadros de honra físicos ou não nas nossas empresas, será que os alimentamos? Se é bom ser distinguido na Escola, se é uma prática habitual no Desporto, o que nos impede de a explorarmos um pouco melhor no contexto empresarial?
Ou já estamos a medir, comunicar e celebrar os sucessos da nossa Equipa e de cada um dos colaboradores?
Motivar para Alinhar…
Se os telejornais, as notícias dos media em geral e as estatísticas dos diversos mercados não ajudam, nem sabemos quando vão voltar a ajudar, a motivação tem que vir de dentro da empresa e é, mais do que nunca, responsabilidade de cada um. Sem motivação, não há empenho, não há criatividade, não há diferenciação e o sucesso fica condicionado.
Sabemos que as Pessoas são o maior activo das Empresas, por isso ter uma equipa motivada e com paixão pelo trabalho que desenvolve diariamente deve constituir certamente uma prioridade indiscutível para qualquer Gestor.
Será que a par da motivação intrínseca de cada um, temos a capacidade de dar uma “injecção de motivação” à Equipa? E como garantir que essa vitamina motivacional perdura no tempo?
Por norma as pessoas nas equipas são fantásticas e têm todo o potencial para atingir bons resultados. Tornar esses resultados extraordinários dependerá do contexto que lhes proporcionarmos, dos objectivos que definirmos, da acção conjunta que empreendermos, da comunicação que estabelecermos e de como as desafiarmos a crescer.
É importante garantir o alinhamento de toda a Equipa, dotar os colaboradores de uma visão partilhada da estratégia da empresa, e comunicar e efectuar seguimento ao plano operacional, para reforçar compromisso e garantir que os resultados chegam.
Cabe ao líder conhecer e aplicar distintos estilos de liderança, liderar pelo exemplo, acompanhar cada um, desafiar mais para incentivar o crescimento, dar feedback e pedir feedback também.
Conseguimos chegar a todos os elementos e motivá-los adequadamente?
Será que a mesma vitamina resulta para todos? Provavelmente não, ou na sua equipa os colaboradores são todos iguais?!
Importa em primeira instância perceber o que motiva cada elemento da equipa. Uns movem-se mais pelo prazer (pela responsabilidade, pelos resultados, pelo reconhecimento, pela recompensa), outros pela dor (pelo não atingir, pelo ficar aquém das expectativas, por não ter acesso a algo).
E na sua Empresa? O não fazer, fazer bem ou ser excelente, tem consequência? Superar expectativas faz alguma diferença?
Até que ponto é que estimulamos adequadamente o fazer mais e melhor? Reconhecemos e premiamos quem se supera?
Compensar para Superar…
Associar um modelo de compensação ao desempenho de cada um funcionará, sem dúvida, como um catalisador de produtividade e resultados…
É muito interessante ter em conta o que move ou faz “correr” cada um quando se define o modelo de avaliação de desempenho, quando se estipulam os prémios ou quando se dá feedback individual aos colaboradores.
Muitas organizações elegem já o Empregado do mês, o melhor vendedor, há até empresas que exibem em plasmas o scorecard da prestação da equipa…
Não se deixe ficar por aqui… pense fora da caixa e crie as suas distinções, o que reconheça como uma prestação diferenciadora, um contributo acima do esperado ou particularmente interessante.
No que toca à recompensa, esta pode reflectir-se em momentos de motivação e desenvolvimento individual ou do grupo, como iniciativas de team-building, acesso a formação ou coaching comercial.
E mesmo que esteja a pensar que agora não tem capacidade para fazer este investimento e premiar a sua Equipa, desengane-se, porque as recompensas não têm que ser necessariamente monetárias… Há sempre forma de premiar a equipa, ainda que isso apele à nossa criatividade! Desafie para novos projectos, novos sectores, atribua novas contas aos seus vendedores, eleja especialistas por produto/solução, peça um artigo para a newsletter interna, proporcione tempo na agenda da próxima Reunião de Equipa para apresentar um Caso de Sucesso aos colegas…
E, já agora, penalize os comportamentos desviantes, os resultados que não chegam ou o trabalho que não se desenvolve. O não tem que ter consequência… E lembre-se sempre: reconheça e elogie em grupo, dê feedback negativo de forma individual.
Comportamento gera comportamento e, se queremos pessoas excelentes, não podemos deixar créditos por mãos alheias… O sucesso da nossa liderança é função do sucesso das nossas pessoas e isso resulta, sem dúvida nenhuma, da paixão, do exemplo e do carisma que empreendermos!
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.