Aposto consigo que depois de lhe perguntarem como foram as suas férias disseram imediatamente, sem que tenha tido tempo de responder, “pequenas, não?” ou então, e não menos frequente, “já ia outra vez?”.
Normalmente recebo olhares arregalados perante a resposta que invariavelmente dou “foram excelentes! Tenho o privilégio de poder tirar 3 semanas seguidas!”. E sim, esquecemo-nos frequentemente que temos esta benesse que está negada a muitos, ou porque infelizmente não podem tirar tanto tempo de férias, por variadas razões, ou porque mesmo tirando não têm a possibilidade de visitar outras regiões ou países como gostariam, ou porque dariam tudo para poder “meter” férias, mas encontram-se num estado de “férias forçadas”.
Provavelmente muitos gostariam que as férias fossem enormes. São dias especiais. Não olhamos tanto a gastos, apanhamos sol, descontraímos, apreciamos praia ou campo, visitamos lugares diferentes, viajamos, conhecemos coisas novas dentro e fora de portas. E, obviamente, recarregamos as baterias, e o nosso trabalho mental consiste em leitura de livros, artigos e jornais. Por vezes até temos o luxo de nem ligar a televisão, estamos como que desconectados do mundo, desligados de tudo.
E depois muitos sofrem já por antecipação. O regresso ao trabalho, à rotina e ao stress.
Mas e se conseguíssemos levar para o nosso dia-a-dia o que mais nos enche as medidas durante as férias?
Rotina
A grande maioria do trabalho de todos nós terá uns 70% de rotina e outros 30% de excepção. No entanto, durante o trabalho podemos criar momentos em que desafiamos a rotina para dinamizar um pouco as coisas.
Crie momentos diferentes para as suas reuniões com a equipa. Podem ser realizadas em locais diferentes, sem ser na empresa, ou terminar com um momento mais relaxante num dos muitos “rooftops” que temos agora um pouco por todo o lado.
Altere o seu template de propostas, modifique-o e faça algo visualmente diferente. Depois de trabalhado o template, mantenha o mesmo nas propostas, sendo que a parte verdadeiramente diferente tem de ser a sua maior aposta.
Invista nos momentos com a sua equipa que são mais repetitivos e altere a forma de reunir, a forma de apresentar resultados. Faça com que a sua equipa possa ter parte activa nas reuniões.
Nas sessões de brainstorming que tiver com a sua equipa, aproveite de facto as dicas que lhe dão e crie mini equipas para que as ideias ventiladas sejam implementadas.
Aprendizagem
Quando estamos de férias, muitos de nós lemos livros uns atrás dos outros. E que tal criar uma pequena biblioteca na sua empresa?
Nos dias de hoje não é complicado adquirir novo conhecimento, novos comportamentos, hábitos e até atitudes em relação a certas coisas. Existem livros e formações gratuitas de temas como vendas e liderança, motivação, gestão de processos e outros, como nunca! A informação está disponível, mas tem de ser capturada e partilhada por todos.
Investir em alguns livros poderá ser a forma de incutir em toda a equipa a vontade de saber mais um pouco, de aprender e de crescer. A vontade de ler não se esbate fora do tempo de férias, mas de facto o tempo disponível é mais curto. Se essa leitura for dinamizada pelos responsáveis, começa a crescer uma cultura de leitura e de aprendizagem em todos.
Outra forma de aproveitar o tempo é com formações. Sejam ministradas por entidades externas ou por alguém da equipa, são momentos de enriquecimento e de fuga à rotina.
Pode ainda aproveitar para “trocar” as posições de alguns elementos da sua equipa, nem que seja por um só dia! Fazer este “intercâmbio” entre vários departamentos ajuda a que os colaboradores percebam o trabalho de outros colegas, respeitem as suas necessidades e mudem um pouco a rotina. Por exemplo, um elemento da assistência técnica poder passar o dia com um comercial, ou vice-versa, pode ser extremamente positivo.
Diversão
É claro que as férias não são eternas, e a verdade é que estes momentos de descontracção e em que é possível estar um pouco mais desligados de tudo sabem muito bem, mas podemos fazer com que o trabalho diário seja mais “leve”, mais divertido. Sim, percebeu bem. A descontracção durante as férias torna os dias mais divertidos. Mesmo com mau tempo parece que tudo é bom.
E na sua empresa, as pessoas divertem-se? Não se esqueça que o bom humor e a boa disposição ajudam a ultrapassar os momentos mais difíceis, os problemas e a desunião. Pode parecer estranho, mas se estes momentos existirem, no final do ano, quando olhar para trás, irá lembrar-se mais vivamente das conquistas e do ambiente da empresa, da equipa e da forma como se uniram para conquistar metas mais ambiciosas.
Por isso, força na rentrée e mantenha o espírito das férias mais vivo na sua empresa.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.