E se eu disser que o pode construir e com isso criar o seu próprio futuro, gostaria de o fazer?
Se isto não constitui para si qualquer surpresa, então é porque está familiarizado com o sistema reticular activado, ou seja, o sistema que no nosso cérebro é responsável por atingirmos as nossas metas, pois assim que pensamos nelas ele começa diligentemente a encontrar caminhos para lá chegar.
Mas como o pomos em funcionamento para construir o nosso futuro?
Em muitas empresas, o que verificamos é a falta de sonhos por parte das equipas. Vive-se o diário, sem se pensar no que poderíamos ter. E estamos a falar em metas pessoais e profissionais, sonhos de crescimento, e muito do que fazemos é desafiar as pessoas a sonhar! A sonhar e a FAZER!
Eis algumas dicas para poder construir o seu futuro em termos pessoais e profissionais:
1. Ter um DreamChart
Com o recurso a fotografias, imagens de revistas, frases motivacionais, crie um placard que o inspire, para onde olhe todos os dias, e reveja-se a atingir esses objectivos. Faça-o todos os dias de manhã e à noite para o deixar enfocado naquilo que mais deseja. Coloque-o no screensaver do seu computador.
2. Tenha uma lista de frases poderosas
Idealmente, estas frases estão conjugadas no presente, ou seja, é algo que já está a acontecer, mesmo que na realidade você não seja/tenha/faça assim… Nós temos sempre a tendência em acreditar no que nos dizem, mas muitas vezes só enchemos a nossa cabeça de lixo. O que importa é o que nós dizemos de nós mesmos, a nós mesmos, quando ninguém está por perto. Se as frases que disser a si mesmo forem poderosas, passará a acreditar. Lembre-se, “Você é uma pessoa de sucesso, de visão e confiança no futuro”…
Se preferir, escolha citações que o inspirem para ler e reler ao longo do dia.
3. Crie uma lista de sonhos
Mas sem censura… não se preocupe se ainda não é possível, se não tem o dinheiro ou tempo disponível para o fazer. Tem de sonhar e não se limitar por aquilo que tem como condição de partida no dia de hoje. Tem de pensar no que pode vir a ter por sonhar de outra forma. Tenha a audácia de escrever 100 sonhos numa lista e ir substituindo os que realiza por novos.
4. Escreva todos os anos uma carta a si mesmo
Se acha que 100 sonhos numa vida é muito tempo, então reparta-os por anos. Tenha a coragem de escrever uma carta a si mesmo todos os anos. Mas essa carta relata em detalhe como está a sua vida daqui a 12 meses. É futurologia, mas em 12 meses há muito que gostava de ter, fazer, criar ou partilhar. Então, escreva a si mesmo como se já tivesse atingido tudo isso! Depois guarde a carta em lugar seguro e só a abra daí a 12 meses.
Vai ter uma enorme surpresa!
Precisamos de empresários com visão, mas acima de tudo com capacidade para crescer, para sonhar e arriscar num mundo cada vez mais competitivo.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.