Estamos a falar em tamanho de investimento na empresa… E neste caso, não interessa de todo.
A aposta em acções de marketing, comunicação, divulgação, assessoria de imprensa, anúncios, networking, entre outras, é cada vez mais ponderada dentro das empresas. Para muitas é o MAIOR investimento que fazem em toda a sua existência para alavancar as suas estratégias comerciais.
Para uns é considerado ainda um custo, mas para outros começa a ser visto como um investimento importante. Acima de tudo, teremos sempre de ter em conta o tamanho do investimento e do retorno que este trará.
Temos falado sempre na importância destas apostas, da necessidade de medir o resultado e avaliar a sua continuação. Pretendemos hoje abordar, em alguns campos de investimento de marketing, a diminuição do tamanho do investimento, sem com isso comprometer a eficácia do trabalho:
1. Aposta em Assessoria de imprensa
– Sempre uma incógnita se não tiver como medir o sucesso. A nossa meta é sempre a aposta nos media que vão ao encontro do nosso público alvo. Por vezes o tiro não é certeiro, mas para certas empresas o caminho faz-se andando e há todo um caminho a percorrer;
– Garanta que todos os seus prospects são seleccionados de modo a saber qual a acção que despertou o interesse e o fez contactá-lo;
– Seja exigente com a empresa de Assessoria que contratar e procure sempre estabelecer uma boa comunicação com ela.
2. Aposta em site
Muitos euros são investidos na criação de sites e infelizmente são poucas as empresas que sabem efectivamente a quantidade de leads que vêm do seu site. O tamanho do investimento será tanto maior quanto menor for a quantidade de informação que podemos retirar daí em termos de marketing.
– Valide o prospect para saber se vem pelo site;
– Crie no site um espaço para cliente preferencial;
– Procure obter as estatísticas dos indicadores do site: quantas entradas, tempo médio de pesquisa, páginas mais procuradas, entre outras.
3. Newsletters
Nem todas as empresas estão dispostas a investir num servidor potente que permita uma comunicação periódica com os seus clientes através do envio de mensagens sem serem consideradas SPAM. Existem no entanto inúmeras empresas que permitem o envio seguro da informação por e-mail, seja formato newsletter, seja outro, e sem que tal seja considerado publicidade não solicitada.
Ainda mais, empresas online, como a www.constantcontact.com, permitem que veja quem abriu o seu e-mail, quem apagou, quem não recebeu e quem se ligou ao seu site por ter recebido uma newsletter com informação da sua empresa.
Permite assim enviar muita informação por valores muito pequenos e de modo consistente.
4. Programa de Referências
Quando foi a última vez que recebeu um postal por ter recomendado uma empresa sua fornecedora ou cliente a alguém? Pois, muitos de nós referenciamos imensas empresas, mas a feliz contemplada com mais um cliente não reconhece a nossa fidelização. Embora possa não ser considerado marketing ou comunicação, é no entanto uma excelente estratégia para apostar.
O tamanho não interessa, pois podemos estar a falar de um simples postal de agradecimento. O que importa é dizer que reconhecemos a referência e agradecemos o novo cliente.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.