Nunca ouviu este termo? Sabe o que é a rádio alcatifa? E entende de que forma escutar estas transmissões pode ser prejudicial na equipa?
Chamamos rádio alcatifa a toda a comunicação paralela que acontece nas equipas e nas empresas, não sendo necessariamente lisonjeira ou produtiva para nenhum dos envolvidos na mesma.
Faz perder tempo, desfoca tudo e todos, desalinha e cria conflitos ou aumenta a intensidade de outros. Cria um clima de desconfiança, descrédito e desunião.
Infelizmente é uma realidade que deve ser evitada, mas que pode ser trabalhada para impedir que isso aconteça.
A evitar
A rádio alcatifa surge quando não se debatem de forma aberta os problemas da equipa. Não existe confiança entre os vários elementos, há receio de tomar a responsabilidade por determinadas decisões e forma-se uma rede de comentários dia após dia.
Sabe quando chovem comentários sussurrantes quando termina uma reunião? Conhece a sensação de desconfiar de outros departamentos? Sabe quando tudo parece demasiado bonito, mas é só o exterior?
Pois, provavelmente instalou-se a rádio alcatifa na sua empresa, mas o que evitar ou fazer para que isso não aconteça?
Evite não falar abertamente dos problemas, esconder certas realidades e pensar que não agir é a melhor estratégia. Não fazer nada, a passividade é o pior possível para minar uma equipa. Mais vale reagir a mais que não tomar nenhuma ação.
A fuga dos problemas não vai trazer coesão à equipa. O que é importante para alguns elementos pode não ser importante para outros, mas as opiniões de todos devem ser valorizadas e consideradas e não consideradas “mariquices” ou questões sem importância.
A implementar
Aqui é que está o desafio! Há tanto por onde começar para que não se instale esta rádio.
Em primeiro lugar, promova a comunicação intra e inter equipas. Eu sei que vai dizer que reúne com a equipa regularmente, mas será que todos abertamente podem dar a sua opinião? E discutem de forma aberta o que se passa, sem filtros e sem receio de represálias?
Consegue fazer isto? Se sim, está no bom caminho. Peça a palavra de todos, discuta as ideias de cada um sem as “carimbar” como irreais ou impossíveis. Considere a validade de opiniões e respeite as mesmas. Nem todos pensam de igual maneira e muitos visionários começaram com ideias surreais! Muitos conceitos que hoje são lógicos foram ideias estranhas no passado.
Mas ter “liberdade de expressão” dentro da empresa não chega! Tem de garantir que existe comunicação entre os vários departamentos. Vemos muitas vezes equipas que trabalham umas ao lado das outras e não umas com as outras.
Fomente encontros de equipas, das chefias ou crie equipas multidisciplinares. A comunicação entre todos pode ajudar a limar arestas entre departamentos e a garantir que existe comunicação e se criam compromissos.
As reuniões com os vários departamentos permitem ainda criar na estrutura, de cima para baixo, uma noção de interajuda e comunicação, que facilitará o trabalho de todos.
Outra forma de reduzir a rádio alcatifa é a implementação de indicadores de desempenho! A medição torna objetiva a avaliação e como tal evita mal-entendidos entre os colaboradores. Se os indicadores estiverem visíveis para todos, forem comunicados às equipas e percebidos pela forma como garantem a consistência de cada departamento, as guerras internas por uns serem melhores que outros deixam de existir.
Sabemos o que é medido e como, sabemos como são feitas as medições e de que forma cada um é avaliado, e as decisões são tomadas tendo como base esses resultados, de forma objetiva e não porque apeteceu a alguém.
Crie o dashboard da sua empresa onde os indicadores estejam bem visíveis e promova a comunicação entre todos, sempre.
Este é um rádio que não quer que seja sintonizado na sua empresa.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.